Cardeal Filoni visita Tailândia nos 350 anos do Vicariato de Siam
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-05-2019, Gaudium Press) Para celebrar os 350 anos do vicariato apostólico de Siam (1669-2019), o Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, parte hoje (15/05) para uma visita pastoral à Tailândia, para comemorar o início da presença da Igreja católica no país.
Na quinta-feira Filoni chega a Bangcoc e na sexta-feira, dia 17, fará uma visita à catedral da Assunção encontrando-se com os bispos tailandeses.
Dando continuidade a sua Visita Pastoral, no sábado, dia 18, o Cardeal Filoni irá até Sampran, localizada a cerca de trinta quilômetros de Bangcoc, para presidir a celebração eucarística do aniversário de 350 anos do vicariato apostólico de Siam.
Na parte da tarde, do mesmo dia 18, o Cardeal deverá encontrar-se os religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na igreja dedicada ao Beato padre Nicolas Boonkerd Kitbamrung (1895-1944).
O Beato Nicolas foi Beatificado por São João Paulo II, no ano 2000. Tendo dedicado inteiramente sua vida a Cristo e ao anúncio da Boa Nova do Evangelho na Tailândia, ele morreu na prisão, acusado de espionagem.
Grupos étnicos
No domingo, 19 de maio, o purpurado deverá ir a Chiang Mai, no norte da Tailândia, lugar em que a presença das populações tribais é bastante acentuada.
O Purpurado será acolhido pelos grupos étnicos Lanna e Akha.
Em Chiag Mai, Filoni terá um encontro com sacerdotes, religiosos, catequistas e idosos líderes dos povoados.
Na parte da tarde celebrará a Eucaristia.
Na segunda-feira, dia 20, continuando sua Visita Apostólica, o Cardeal terá outro encontro com grupos étnicos.
Desta vez, Filoni será acolhido por membros da etnia Karen no povoado missionário de Mae-Porn e logo em seguida celebrará a Santa Missa.
Ayuthaya
Na terça-feira, 21 de maio, o Cardeal Fernando Filoni visitará a igreja de São José e o povoado português de Ayuthaya.
Foi neste povoado que os missionários católicos lançaram as primeiras sementes da Boa Nova. Ali nasceu o vicariato de Siam que marcou o início da presença da Igreja católica naquele país asiático.
Ayuthaya foi a capital do Reino de Siam.
Antes de regressar a Roma, o cardeal Filoni ainda visita as ruínas históricas da cidade antiga. (JSG)
Deixe seu comentário