RIIAL reafirma importância das novas tecnologias na Missão Continental
Cidade do Vaticano (Quarta, 28-10-2009, Gaudium Press) A assembleia plenária do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais do Vaticano termina amanhã. Durante os trabalhos de ontem, segundo a Radio Vaticana, a coordenadora da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), Leticia Soberón, falou sobre a importância das novas tecnologias e da informática como ferramentas para a Missão Continental no continente.
A coordenadora explicou na plenária que a RIIAL reúne atualmente 20 das 22 conferências episcopais da América Latina e que, nos últimos anos, formou mais de dois mil agentes de pastoral informática para servir à Igreja. Hoje, segundo seus dados, 14 mil paróquias utilizam um software gratuito de integração em espanhol e português e 25 dioceses participam de um projeto-piloto para testá-lo.
“Naturalmente, estas novas tecnologias da comunicação representam um grande impulso à missão continental lançada pela Igreja na América Latina após a V Conferência Geral do Episcopado, realizada em maio de 2007 em Aparecida”, declarou.
Soberón apontou ainda outras iniciativas ‘tecnológicas’ nascidas com o RIIAL, como a Rede Centro- Americana de Meios de Comunicação, a plataforma www.h2onews.org, e a Lectio divina para jovens, (envio de mensagens por email, celulares e MP3).
Ela ressaltou, no entanto, que o objetivo da RIIAL não é apenas informatizar as dioceses, mas dotá-las de uma cultura e uma espiritualidade de comunhão. “Neste sentido, a prioridade da RIIAL é a conectividade e a comunicação intra-eclesial, pois analisa a diocese em termos de rede, detectando as localidades isoladas, a partir dos párocos e das comunidades pobres ainda não conectadas e elaborando soluções tecnológicas ‘sob medida’ para cada situação”.
A RIIAL é uma iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais em colaboração com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Deixe seu comentário