Gaudium news > Nova iluminação das Catacumbas de Santa Domitila é inaugurada

Nova iluminação das Catacumbas de Santa Domitila é inaugurada

Itália – Roma (Terça-feira, 14-05-2019, Gaudium Press) No último domingo, 12 de maio, solenidade dos santos Nereu e Aquileu, foi inaugurado o novo sistema de iluminação das Catacumbas de Santa Domitila junto com a restauração da inscrição em honra dos dois mártires. Foi inaugurado também um mural comemorativo que contêm um fragmento da homilia que o Papa Gregório Magno pronunciou no final do século VI.

Nova iluminac?a?o das Catacumbas de Santa Domitila e? inaugurada 1.jpg

A cerimônia foi iniciada com a celebração Eucarística presidida por Dom Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura. Em seguida o ambiente foi aberto para visitação do público, e por fim, se iniciou a exposição da ‘Vocalia Consort’, que demonstrou a excelente acústica do ambiente.

Nova iluminac?a?o das Catacumbas de Santa Domitila e? inaugurada 2.jpg

A reestruturação deste testemunho do cristianismo primitivo foi possível graças à Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada, que contou com o apoio da Organização ‘Amigos do Santo Padre’.

De acordo com Secretário da Pontifícia Comissão, Dom Pasquale Iacobone, o vínculo entre arqueologia e Fé é fundamental, pois “nos ajuda a compreender a história da primeira comunidade cristã e a remontar-nos as origens da experiência cristã aqui em Roma”.

Nova iluminac?a?o das Catacumbas de Santa Domitila e? inaugurada 3.jpg

Os santos Nereu e Aquileu se converteram para o catolicismo abjurarando da carreira militar para seguir a Cristo, sendo martirizados na época de Diocleciano. Pouco se sabe deles, a primeira notícia vem de uma composição poética do Papa Dâmaso, que quis imprimir no mármore e que conta a história destes homens enterrados no cemitério no qual se levantam as catacumbas que levam seu nome. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas