Relíquias de São João Bosco visitam São Paulo no dia 2 de dezembro
São Paulo (Quarta, 28-10-2009, Gaudium Press) No próximo dia 2 de dezembro, o relicário do fundador da Congregação dos Salesianos e padroeiro dos jovens e aprendizes, São João Bosco, chegará ao Estado de São Paulo. A peregrinação da urna com as relíquias começou em junho desse ano, na Itália, e faz parte do bicentenário do nascimento de Dom Bosco.
A urna, que contém os restos do braço direito de Dom Bosco, é sustentada por quatro pilares nos quais se gravaram as datas relativas ao bicentenário (1815-2015), o escudo da congregação salesiana e o lema carismático de Dom Bosco: “Dêem-me almas e levem todo o resto”.
O percurso das relíquias no continente sul-americano teve início na Argentina na etapa chamada salesiana América Cone Sul, que abrange o Chile, Uruguai, Paraguai até chegar ao Brasil. O relicário visitará inicialmente Porto Alegre (RS), no dia 16 de novembro, e só depois segue para São Paulo.
Após a vista ao Estado paulista, a peregrinação segue para outras inspetorias salesianas no país, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Recife (PE) e Manaus (AM).
O material fica em exposição no país até o dia 28 de fevereiro de 2010, quando então segue para Caracas, capital da Venezuela. O roteiro completo de visitas da urna na Inspetoria Salesiana de São Paulo está disponível no site http://salesianos.com.br/urna/.
Dom Bosco
Foi padre, educador e dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica. É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por Irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos.
Foi canonizado em 1 de abril de 1934 pelo Papa Pio XI e seu dia de celebração acontece no dia 31 de janeiro.
Deixe seu comentário