Procissão do Senhor do Milagres atrai mais de 13 mil pessoas na arquidiocese de Santiago
Santiago (Quarta, 28-10-2009, Gaudium Press) Cerca de 13 mil pessoas participaram, no último domingo (25), da procissão do Senhor dos Milagres, que percorreu as principais ruas de Santiago, capital do Chile. A celebração, de origem peruana e que acontece há dez anos no Chile, contou com a participação do arcebispo de Santiago, dom Francisco Javier Errázuriz, que presidiu a Eucaristia ao meio-dia e foi concelebrada pelo bispo de Callao, no Peru, dom Miguel Irizar Campos.
Diante da multidão que lotou a Igreja, dom Irizar agradeceu os trabalhos de integração da comunidade peruana realizados pela Igreja no Chile e pelo Instituto Católico Chileno de Migração, por meio do seu Centro Integrado de Atenção aos Migrantes, coordenado pelos Padres Scalabrinianos.
“Nós agradecemos na sua Igreja Catedral e no coração desta cidade e deste país irmão que, generosamente, vem acolhendo milhares de peruanos e proporcionando oportunidades de trabalho que vêm colaborando para desenvolver o seu país e melhorar a qualidade de vida dessas famílias em sua pátria de origem”, assinalou o bispo de Callao em seu agradecimento a dom Errázuriz.
Com relação a solenidade, o prelado assinalou que a Igreja do Peru instituiu o Senhor dos Milagres como patrono dos imigrantes peruanos porque a sua devoção e as suas procissões “já não se limitam a Lima nem ao Peru, mas têm sua réplica fervorosa em diferentes povos e nações para onde têm migrado as crianças do Peru. Como estamos vendo e sentindo de forma muito concreta nesta querida cidade de Santiago do Chile”.
“Ele se tornou o primeiro migrante que encorajou e acompanhou as crianças do Peru em sua fé, em sua peregrinação, em suas esperanças e sofrimentos, nos povos que têm acolhido dentro dele e em suas comunidades eclesiais”, afirmou .
Procissão
Após a Eucaristia, a procissão da imagem do “Cristo moreno” seguiu pelas ruas principais da capital. A passeata durou cerca de seis horas com diversos carregadores da Irmandade que conduziram a venerada imagem enquanto um grupo de devotas mulheres, que encabeçaram a procissão, impregnavam de incenso o ambiente.
Durante o trajeto, havia várias estações onde diferentes comunidades prestaram uma homenagem ao Senhor dos Milagres. A procissão terminou com a chegada na fachada da Paróquia de Nossa Senhora da Pompéia, onde milhares de fiéis despediram-se da imagem.
Deixe seu comentário