Francisco visita Bento XVI: cumprimentos pela páscoa e aniversário
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 16-04-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou uma nota na qual seu Diretor interino Alessandro Gisotti informa que o Papa Francisco foi, na tarde de segunda-feira (15/04), quando se inicia Semana Santa, até o Mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, para levar seus votos de Feliz Páscoa ao Papa Emérito Bento XVI.
O encontro serviu também para que Francisco tivesse oportunidade de cumprimentar e felicitar com particular afeto e carinho especial o Papa emérito: hoje, terça-feira, 16 de abril, Ratzinger celebra o seu 92º aniversário.
Joseph Ratzinger
Joseph Ratzinger nasceu no dia 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, às margens do rio Inn, na Alemanha.
Seu pai Joseph era um comissário de polícia (Gendarmeriekommissar) do Reich, um oficial da polícia rural oriundo da Baixa Baviera.
De orientação católica, era de religiosidade profunda e um decidido adversário do regime nacional-socialista.
A mãe de Joseph Ratzinger, Maria Peintner era de origem sul-tirolesa, parte do Império Austro-Hungaro. A senhora Ratzinger morreu em 1963.
Com o irmão, Georg Ratzinger, Joseph entrou para um seminário católico. Em 29 de junho de 1951, foram ambos ordenados sacerdotes pelo Caredeal Faulhaber, Arcebispo de Munique.
No Segundo Concílio do Vaticano (1962 – 1965), Ratzinger assistiu como peritus (especialista em teologia) do Cardeal Joseph Frings de Colônia.
Fundou em 1972, junto com os teólogos Hans Urs von Balthasar e Henri De Lubac a revista Communio, para dar uma resposta positiva à crise teológica e cultural que despontou após o Segundo Concílio do Vaticano.
Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito papa pelo Colégio de Cardeais.
O conclave findo em 19 de abril de 2005 foi um dos mais rápidos da história, tendo apenas quatro votações e duração de apenas 22 horas. No dia 24 de abril do mesmo ano tomou posse em cerimônia na Basílica de são Pedro em Roma.
(JSG)
Deixe seu comentário