Gaudium news > Existem relíquias da Paixão do Senhor? Onde estão?

Existem relíquias da Paixão do Senhor? Onde estão?

Existem relíquias da Paixão do Senhor- Onde estão3.jpg

Redação (Sexta-feira,12-04-2019, Gaudium Press) As relíquias da Paixão do Senhor existem, sim.
Para encontrarmos preciosas lembranças da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, seria necessário realizar uma “peregrinação”pela cidade que é como se fosse um relicário: a Roma dos apóstolos, dos mártires e dos Santos.

Uma peregrinação que, sem dúvida, será devota e piedosa.

A impressão da proximidade do sobrenatural, do amor de um Deus que se encarnou e sofreu o inimaginável para nos salvar, penetra e perfuma a alma do fiel que, contrito, contempla uma a uma as relíquias de nosso Divino Redentor.

Existem relíquias da Paixão do Senhor-Onde estão-foto Santuário Scala_Santa1.jpg

Escada Santa

A pequena distância da magnífica Basílica de São João de Latrão, poderá o fiel devotamente subir de joelhos os degraus da Escada Santa, levada de Jerusalém para Roma, Trata-se da escada do Palácio de Pôncio Pilatos, pela qual subiu Jesus quando foi apresentado à turba ululante depois da Flagelação. – o “Ecce Homo”. Inclusive, estão assinalados três pontos onde se vê a marca do divino sangue sobre o mármore branco dos degraus, agora revestidos de madeira.

Como não se comover imaginando o Homem-Deus, todo chagada, subindo por ela?

Ao longo dos séculos, continuamente, gerações e gerações de enlevados fiéis tem subido de joelhos esses 28 degraus, pedindo perdão por seus próprios pecados, ou oferecendo um ato de reparação ao Divino Redentor.

Igreja da “Santa Cruz de Jerusalém”

Saindo da Scala Santa, pode o peregrino dirigir-se a uma igreja próxima, a da Santa Cruz de Jerusalém, mandada construir em Roma pela mãe do Imperador Constantino, Santa Helena, para abrigar as relíquias da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, trazidas por ela da Terra Santa.

Que relíquias da Paixão podemos nela encontrar?

Uma parte da Santa Cruz

Dirigiu-se Santa Helena à Terra Santa com o piedoso intuito de encontrar a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi informada de que provavelmente ela estaria no local do Santo Sepulcro, pois os romanos costumavam enterrar junto ao corpo do condenado os instrumentos utilizados no suplício.

Para impedir a devoção dos primeiros cristãos, o Santo Sepulcro fora coberto de entulho, sendo construído ao lado um templo para Vênus, e uma estátua para Júpiter!

Por ordem de Santa Helena, esse templo foi destruído e a estátua feita em pedaços. Em seguida, iniciaram-se as escavações. No dia 3 de maio de 326, foram encontradas no local três cruzes.

Tudo indicava serem a de Nosso Redentor e as dos dois ladrões. Como, porém, saber qual a de Jesus?

Nessa perplexidade, ocorreu uma solução ao Bispo Macário: mandou tocar uma delas numa mulher muito doente, certo de que a Providência se manifestaria para revelar qual a verdadeira Santa Cruz.

Ao contato com a primeira e a segunda, nada ocorreu. Quando, porém, lhe foi tocada a terceira, a mulher imediatamente recobrou por completo a saúde. Não havia mais dúvida.

Jubilosa, a Imperatriz fez erigir no local a grandiosa Basílica da Santa Cruz, também chamada Igreja do Santo Sepulcro ou da Ressurreição, onde ficou guardada a principal parte da Cruz.

Outra parte foi enviada para Constantinopla, onde Constantino a recebeu com grande devoção. Tomado de respeito por essa relíquia, o monarca proibiu desde então o suplício da crucifixão em todo o Império Romano.

A mãe do Imperador levou para Roma o restante. Um importante fragmento é venerado até hoje na mencionada “Igreja da Santa Cruz de Jerusalém”, outro na Basílica de São Pedro.

Existem relíquias da Paixão do Senhor- Onde estão2.jpg

Um Cravo

Foram encontrados no mesmo local os cravos usados para pregar na Cruz o Divino Redentor.

O Imperador Constantino incrustou um desses cravos em rico diadema de pérolas, usado por ele em ocasiões solenes.

Em 550, os outros foram levados para Roma, pelo futuro Papa São Gregório Magno.
Um deles é venerado no escrínio da “Igreja da Santa Cruz de Jerusalém”.

A tabuleta INRJ

Nesse mesmo escrínio o peregrino poderá contemplar também a tabuleta com a inscrição “Jesus Nazareno Rei dos Judeus” – em hebraico, grego e latim – mandada fixar por Pilatos na Cruz do Salvador.

A Coluna da Flagelação

Do portal de Santa Maria Maior, já se avista a Igreja de Santa Praxedes. Singela na aparência, o que conterá ela?

Por um corredor se chega a uma pequena capela, Aí, em uma coluna bem iluminada, está exposta a Coluna da Flagelação.

É impressionante Sua simplicidade é eloquente. Sem ornato algum, comove profundamente. Tem apenas 50 cm de altura, 32 cm de largura na base e 20 cm no topo, onde há uma argola de ferro na qual eram atados os supliciados. É feita de mármore branco com grossos grãos pretos.

No Santo Sudário de Turim, contam-se as marcas de mais de cem golpes de flagelo recebidos por Nosso Senhor.

A Coluna da Flagelação foi levada para Roma em 1213, no tempo do Papa Inocêncio III.

A haste da Santa Lança

Descoberta no Santo Sepulcro, a Lança com a qual o centurião Longinus perfurou o lado do de Nosso Senhor foi levada de Jerusalém para Antioquia.

Na iminência da invasão moura, mãos piedosas a enterraram atrás do altar da Igreja de São Pedro.

Durante a Primeira Cruzada, em 1907, os cristãos encontravam-se sitiados nessa cidade, em perigosa situação. Então, um monge que teve revelação sobrenatural, indicou o local onde ela estava enterrada.

Sua descoberta despertou o entusiasmo e deu novas energias aos cruzados, que derrotaram em seguida os sarracenos.

Sabemos que a ponta da Sagrada Lança foi levada para Paris e depositada, junto com a Coroa de Espinhos, na Sainte Chapelle.

Durante a Revolução Francesa, infelizmente essa preciosa relíquia desapareceu.

A haste da lança permaneceu em Constantinopla, mesmo depois da tomada da cidade pelos turcos. E em 1492, o sultão Bajazet enviou-a ao Papa Inocêncio VIII, esclarecendo que a ponta se encontrava em poder do rei da França.

Atualmente essa haste é venerada na Basílica de São Pedro, ao lado de uma imagem de São Longinus, o centurião que, mais tarde, abraçou a Fé Cristã e foi morto por ódio à Fé.

A benfazeja proximidade do sobrenatural

Ao terminar essa “peregrinação” pelas relíquias de Jesus, nos resta na alma uma valiosa conclusão.

Por vezes, assalta-nos a sensação de que Deus está distante, pouco acessível a nossos pedidos ou orações: Nada de mais falso e pernicioso para a vida espiritual!

Deus está próximo de nós e ouve as nossas súplicas como se fossem as de um filho único, extremamente amado. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas