Bispo de Chillán convoca Igreja para acolher os alunos afetados pela greve dos professores no Chile
Chile (Terça, 27-10-2009, Gaudium Press) Cerca de 200 mil pessoas reuniram-se no último sábado (24), na diocese de Chillán, no Chile, para participar do VIII Congresso da União Nacional de Centro de Pais de Colégios Católicos do Chile (UNAPAC). Sob o lema “Família, Escola do Discípulo Missionário”, os fiéis participaram de uma reflexão sobre o impulso missionário da família e seu valor fundamental como eixo de desenvolvimento social e da Missão Continental.
O congresso, organizado pelo departamento de Educação da Conferência Episcopal Chilena em coordenação com a UNAPAC e Vicariato Episcopal para a Educação da diocese de Chillán, contou com a participação da ministra da Educação, Monica Jiménez, que parabenizou os coordenadores da atividade por ressaltar a missão educativa a que os padres são chamados e a relevância deste trabalho como peça chave no desenvolvimento de uma melhor educação.
“Uma saudação a todos eles porque revitalizam os aspectos fundamentais da educação que estamos dando às crianças do nosso país. Creio que deveriam existir muito mais destes grupos” , disse a ministra.
Na ocasião, o bispo de Chillán e presidente do departamento de Educação da Conferência Episcopal, dom Carlos Pellegrin, convidou os presentes a “assumir esta etapa da história humana, fortalecendo a indispensável aliança estratégica entre a família e a escola” e destacou o chamado da Igreja às famílias, assumindo os atuais desafios com espírito renovado e vivendo plenamente em “viagem de amor da família missionária”.
No contexto da greve nacional que o sindicato dos professores tem decretado, dom Pellegrin explicitou o chamado da Igreja aos colégios católicos para acolher os estudantes de colégios municipais que tiveram sua preparação afetada para a Prova de Seleção Universitária (PSU).
“Fiz um apelo às instituições da nossa Igreja para ver as possibilidades de poder ajudar as famílias que tem estudantes se preparando para a PSU e que foram impedidos de continuar essa preparação devido a greve dos professores”, concluiu o prelado.
Ao final, o bispo de Chillián observou que é “algo histórico que as crianças são mais afetadas, especialmente nesta época do ano que estão completando todas as avaliações das escolas e se preparando para o PSU”.
Deixe seu comentário