Gaudium news > Imagem e relíquias de São Camilo de Lellis peregrinam pelo Brasil

Imagem e relíquias de São Camilo de Lellis peregrinam pelo Brasil

Redação (Segunda-feira, 25-03-2019, Gaudium Press) A Ordem Camiliana está realizando, desde o mês de fevereiro, uma peregrinação nacional com uma imagem e duas relíquias de São Camilo de Lellis (um fragmento de osso e ataduras que envolveram os pés chagados do Santo).

A peregrinação faz parte do Ano Vocacional Camiliano, iniciado no dia 02 de fevereiro e que irá até o dia 08 de dezembro deste ano de 2019, e tem como tema “Novos em Cristo: um coração solidário para amar e servir”.

Imagem e reli?quias de Sa?o Camilo de Lellis peregrinam pelo Brasil 2.jpg

A imagem peregrina retrata São Camilo com um doente às costas, recordando um memorável acontecimento na vida deste Santo, quando no dia 24 de dezembro de 1598 salvou os doentes do Hospital Santo Espírito, durante a inundação do Rio Tibre. São Camilo passou a noite toda salvando os enfermos, chegando a carregar muitos deles em seus ombros.

Através de uma carta divulgada por ocasião da abertura do Ano Vocacional, o provincial da Ordem, Padre Antonio Mendes Freitas, explicou que o principal objetivo do Ano Vocacional Camiliano é “celebrar a alegria de ser camiliano, pois o Espírito Santo de Deus suscitou em Camilo um carisma vivo e necessário em todos os tempo e lugares – ser presença misericordiosa junto aos doentes e sofredores”.

Padre Antônio ressaltou ainda que São Camilo “respondeu ao chamado com vigor, entusiasmo, força e determinação, mesmo com todas as suas limitações físicas e humanas. Viveu o carisma com Fé e amor, sem medir esforços para promover a vida e a dignidade. A alegria de Camilo foi um sinal profético e de esperança não somente para os doentes, mas, também, para os que desejavam partilhar da escola da caridade”.

Imagem e reli?quias de Sa?o Camilo de Lellis peregrinam pelo Brasil 1.png

Ainda na missiva, o sacerdote recomendou a leitura do Evangelho e da vida de São Camilo como fontes inspiradoras e convidou os religiosos à voltarem a estudar a vida do seu fundador e a reler outros textos importantes do magistério da Igreja acerca da vida religiosa consagrada, para dessa forma fortalecer o sentido do ‘sim’ a Deus. “O Ano Vocacional somente terá sentido se provocar em nós uma reflexão acerca de nossa consagração e de nosso modo de ser na Igreja e no mundo”, destacou.

Concluindo sua mensagem, o provincial camiliano manifestou seu desejo de que o Ano Vocacional fortaleça a consagração à vida religiosa e ao profissionalismo dos promotores da vida e da saúde. “A peregrinação da imagem e da relíquia de São Camilo, além de ser um momento de fé e de espiritualidade, é também um momento forte para internalização dos valores camilianos do cuidado e da promoção da vida”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas