Cardeal de São Paulo preside cerimônia de ordenação de Bispo Auxiliar
São Paulo – Itapetininga (Segunda-feira, 18-03-2019, Gaudium Press) Na noite da última sexta-feira, 15, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a celebração de ordenação episcopal de Dom José Benedito Cardoso, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Francisco.
A cerimônia, que ocorreu na Diocese de Itapetininga (SP), teve como co-ordenantes: Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo de Itapetininga, e Dom Edmar Peron, Bispo da de Paranaguá (PR). Além de vários Bispos e inúmeros padres concelebrantes da Santa Missa dentro da qual ocorreu a ordenação.
Em sua homilia, Dom Odilo recordou o significado da missão do Bispo, sucessor dos apóstolos e pastor do rebanho de Cristo a ele confiado. “Aqueles para quem somos enviados são nossos, são dele, o povo de Deus. As ovelhas são do rebanho do Senhor, nós somos seus servidores, pastores em nome do Bom Pastor”.
Citando Santo Agostinho, o purpurado ressaltou que “o episcopado e o ofício de amor. É serviço de amor, que traz alegrias e também muitas cruzes, mas com certeza de que ele carrega a cruz conosco pela salvação dos irmãos”.
O Arcebispo de São Paulo destacou que os Bispos continuam a missão recebida pelos apóstolos de anunciar o Evangelho. “Para que esse ministério permanecesse até o fim dos tempos, os apóstolos escolheram colaboradores, aos quais, pela imposição das mãos, confere a plenitude do sacramento da Ordem e comunicaram o Espírito Santo recebido de Cristo”.
O Cardeal esclareceu que o episcopado é um serviço, não uma honra. “O bispo deve se distinguir mais pelo serviço prestado do que pelas honrarias recebidas. Conforme o preceito do Senhor, aquele é o maior seja como o menor, e aquele que preside como o que serve”.
O lema episcopal do novo Bispo é “O senhor é meu Pastor, nada me faltará” (Sl 23). Segundo Dom José Benedito Cardoso esse versículo bíblico foi escolhido pois desde sua infância lhe chamava a atenção. “Escolhi este lema para lembrar sempre das minhas raízes rurais e pelo significado que agora traz para o novo ofício que a Igreja me confia”.
Ao término da cerimônia, o novo Bispo Auxiliar de São Paulo fez um breve discurso no qual manifestou seu desejo de, junto à Dom Odilo e demais Bispos auxiliares e Sacerdotes, compôr uma fraterna comunhão. “Estarei com vocês como Bispo, pastor e servidor. Que São Paulo Apóstolo seja minha fonte de inspiração para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na grande cidade”, concluiu.
A tomada de posse do novo Bispo Auxiliar de São Paulo ocorrerá no dia 31 de março, na Catedral da Sé, ocasião na qual será designado oficialmente pelo Cardeal como Vigário Episcopal para a Região Lapa. (EPC)
Deixe seu comentário