Gaudium news > 20ª Congregação encerrou a II Assembleia do Sínodo dos Bispos para a África

20ª Congregação encerrou a II Assembleia do Sínodo dos Bispos para a África

Cidade do Vaticano (Segunda, 26-10-2009, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, a 20ª e última Congregação dos padres sinodais encerrou a II Assembleia do Sínodo dos Bispos para a África, realizada sob o tema “Vós sois o sal da terra…Vós sois a luz do mundo”. O encerramento dos trabalhos foi feito com a votação das “Proposições” do Documento Final pelos padres sinodais. No domingo, o Sínodo foi oficialmente concluído por Bento XVI com uma celebração eucarística solene na Basílica de São Pedro.

O “Elenco final das Proposições”, objeto de estudo em privado dos padres sinodais, já havia sido apresentado na tarde de sexta, na 19ª Congregação Geral, na presença do Papa. Na manhã de sábado, as 57 proposições foram então votadas com a fórmula em latim “Placet” (sim), “Non placet” (não). A votação sobre o conteúdo não é secreta.

Todas as proposições foram aceitas com quase todos os votos positivos. A Proposição 41 – “Os diáconos permanentes” – recebeu menos votos porque, como explica mons. Charles Palmer-Buckle, arcebispo de Acra, não há necessidade de diáconos permanentes na África. Há mais necessidade da formação dos padres em si. Além disso, as Igrejas africanas não têm dinheiro suficiente para oferecer salários altos para manter diáconos casados com suas famílias.

Às 13h, Bento XVI recebeu todos os participantes do Sínodo para um almoço servido na Sala Paulo VI. Como entrada foi servido presunto cru, como primeiro prato um risoto com alcachofras e como segundo prato, carne com batatas. Bento XVI observou em seu discurso durante o almoço que o Sínodo havia feito “um bom trabalho”.

O tema da II Assembleia Especial sobre a África “Reconciliação, justiça e paz” foi desenvolvido em um formato próprio, sem politicismos, mas, ao mesmo tempo com uma perspectiva realista. Agora os padres sinodais esperam a realização prática das proposições, como disse o Papa: “Synodus” quer dizer “caminho comum”. Ele espera a preparação da Exortação Pós-Sinodal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas