Bento XVI anuncia realização de Sínodo sobre o Oriente Médio no ano que vem
Cidade do Vaticano (Segunda, 26-10-2009, Gaudium Press) “Sejam sal e luz na amada terra africana!”. Assim pediu o Papa Bento XVI aos fiéis africanos durante a cerimônia do Ângelus deste domingo. Antes, porém, de recitar a tradicional oração mariana, o pontífice celebrou a missa de conclusão da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos. Bento XVI também aproveitou a ocasião para revelar que no próximo ano será realizado um Sínodo sobre o Oriente Médio. Em Chipre, durante a sua próxima viagem apostólica, o Pontífice já receberá o “Instrumentum laboris”, documento preparativo para uma Assembleia.
Antes da oração, o Papa falou um pouco sobre a o recém-concluído Sínodo sobre a África. Ele observou que a Igreja tem como uma de suas maiores contribuições o anúncio do Evangelho e a ação de promoção humana. Bento XVI confiou a todos os cristãos africanos a entrega da “Mensagem Final” da Assembleia, que “reúne a experiência, a espera, os projetos, e agora retorna para a África, levando a riqueza” do Sínodo.
Em seu habitual cumprimento nas diversas línguas dos fiéis presentes à Praça, Bento XVI endereçou uma saudação particular aos participantes da missa de beatificação de uma das grandes figuras do século passado da Igreja, dom Carlo Gnocchi, pai dos mutilados, iniciador de uma fundação que cuida de doentes, idosos e deficientes.
Nas outras línguas (inglês, alemão, polonês), o Papa novamente falou sobre o Sínodo da África. Ele também se dirigiu aos fiéis em português e espanhol.
“Saludo con afecto a los fieles de lengua española. Con la celebración eucarística en la Basílica de San Pedro ha concluido esta ma?ana la Segunda Asamblea Especial para África del Sínodo de los Obispos. En un clima de profunda y fraterna comunión eclesial, hemos escuchado testimonios elocuentes del gran dinamismo misionero de la Iglesia africana, así como de los importantes desafíos que tiene que afrontar en el momento presente. Pidamos al Se?or, por intercesión de la Santísima Virgen María, que conceda al Pueblo de Dios en África un renovado impulso evangelizador, al servicio de la reconciliación y la paz. Feliz domingo!”
Em português, o Papa cumprimentou fiéis vindos de dioceses brasileiras paulistas:
“Dirijo agora uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, de modo particular aos grupos das dioceses brasileiras de Jundiaí e São Carlos, desejando que a vinda a Roma fortaleça a vossa fé e vos encha de paz e alegria em Cristo. A Santíssima Virgem guie maternalmente os vossos passos. Acompanho estes votos, com a minha Bênção Apostólica.”
Deixe seu comentário