Papa Francisco nomeia Bispo para Diocese de Formosa
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-02-2019-2019, Gaudium Press) Na manhã da última quarta-feira, 27, o Papa Francisco nomeou Dom Adair Jose Guimarães para a Diocese vacante de Formosa (GO), transferindo-o da sede episcopal de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás.
A Diocese de Formosa tem atualmente como Administrador Apostólico o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que assumiu as atividades em 2018, quando o então Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo.
Nascido em 16 de junho de 1960 em Mara Rosa, Estado de Goiás, diocese de Uruaçu, Dom Adair José Guimarães frequentou o curso de Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília (1981), prosseguindo-o no Seminário São José, localizado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde também completou seus estudos de Teologia (1982-1986). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 21 de dezembro de 1986.
O novo Bispo de Formosa já exerceu os postos de Pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Dom Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.
Sua nomeação episcopal foi feita pelo Papa Bento XVI no dia 27 de fevereiro de 2008. Na época ele foi enviado para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, tendo tomado posse, como terceiro Bispo da Diocese, no dia 25 de maio de 2008. Como prelado assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e Bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste. (EPC)
Deixe seu comentário