Aumenta o número de católicos no Vietnã
Kontum (Sexta, 22-10-2009, Gaudium Press) Um levantamento realizado pela diocese de Kontum, província do Vietnã, aponta para um crescimento significativo no número de fiéis católicos no país. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas se converteram ao catolicismo, número confirmado pelo bispo de Kontum, dom Michael Hoang Duc Oanh.
Segundo o prelado, este número poderá ser ainda maior no final desse ano quando cerca de 20 mil “montagnards” – pessoas que vivem na região montanhosa do país – terminarem a sua preparação para se tornarem católicos.
Atualmente, a Igreja Católica vietnamita conta com mais de seis milhões de fiéis, mas ainda não é considerada a maior população de católicos do continente Asiático. As Filipinas concentram o maior número de católicos: representam 90% de toda a população.
Este ano, o Vietnã está celebrando os 350 anos da chegada dos missionários católicos ao país e os sacerdotes redentoristas comemoram, também neste ano, o 40º aniversário de sua missão nesta região.
Desde 1926, o Papa Pio XI convocou todas as igrejas para incentivar a atividade missionária. O Papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Internacional das Missões, reiterou que a missão é a tarefa fundamental da Igreja, mesmo sob perseguição.
“Lembro-me de todas as Igrejas, dos velhos e dos jovens. Deus lhes deu a vida para ser o “sal da terra” e “luz do mundo”. Exorto-os a proclamar a Boa Nova de Jesus a todos em todo o mundo. Vocês devem considerar a missão de não-católicos como o primeiro ministério pastoral”, afirmou na ocasião.
Esta mensagem tem um valor especial agora no Vietnã, onde a Igreja se prepara para celebrar o Jubileu de mais de 350 anos (1659-2009) e durante 50 anos (1960-2010) a criação da hierarquia episcopal.
Recentemente, na segunda reunião anual dos bispos da diocese de Xuan Loc, os bispos escreveram que “o Jubileu de 2010 é uma oportunidade de ir a uma participação na alegria da fé de todos os vietnamitas. Para conseguir isso precisamos da fé e da cooperação de todos os membros da Igreja”.
Neste período, os Redentoristas celebram 40 anos da sua missão nas terras altas. A celebração foi realizada no último domingo (18) em um centro missionário da Diocese de Kontum Pleiku. Cinco mil fiéis estiveram presentes em alguns centros missionários, a maioria étnica. A missa foi celebrada pelo bispo Michael Hoang Duc Oanh em vietnamita e uma parte na linguagem J’rai.
Cronologia do Catolicismo no Vietnã
O catolicismo foi introduzido no Vietnã no século XVI pelos missionários portugueses, espanhóis e franceses.
1533: Um europeu de nome Inekhu chegou a Ninh Cuong, diocese de Bui Chu hoje, para a evangelização.
1550: Padre Gaspar de Santa Cruz, OP, chegou a Malacca em Ha Tien, diocese de Long Xuyen, para a evangelização.
1580-1586: os Padres Luis da Fonseca e Grégoire de la Motte, OP, chegaram a Quang Nam.
1583: os Padres Bartolomeu Ruiz, Pedro Ortiz, Francisco de Montilla e 4 Irmãos franciscanos chegaram às Filipinas e iniciaram o trabalho de pregação no norte do ´país.
1591: Padre Padro Ordenez de Cevallos batizou a princesa Mai Hoa (Maria Flora), irmã do Le The Tong.
1615: Inicio oficialmente a missão em missão em Cocincina com a chegada dos Jesuítas Francisco Buzzoni e Diego Carvalho;
1624: Chegada a Tonchino (Vietnã do norte) de Pe. Alexandre de Rhodes, S.J. e outros companheiro. Ele estava presente para ajudar no batismo administrado por Pe. F. de Pina à Senhora Minh Duc Vuong Thai Phi (1568-1648), esposa do pequeno rei Nguyen Hoang, com o nome de Maria Madalena.
1625: Edito de Nguyen Phuc Nguyen, proibição aos católicos de levar a cruz para casa, nas famílias.
1628: Edito de Trinh Trang, proibido aos católicos ter contato com os missionários.
1630: Interdição do cristianismo e expulsão de Pe. de Rhodes; um católico de nome Francisco, trabalhador na corte real, foi decapitado; ele era o primeiro mártir do norte.
1640: Edito contra o cristianismo.
1650: Pe. Alexandre de Rhodes foi recebido pelo Papa Innocenzo X (1644-1655) para informar sobre a situação missionária no Vietnã e pedir a criação da Hierarquia para o Vietnã.
1651: Em Roma, Pe. Alexandre de Rhodes publicou as suas 3 primeiras obras, publicadas pela Congregação de Propaganda Fide: Tu Dien Viet Bo La (Dictionarium Annamiticum Lusitanum et Latinum, 5-2-1651); Sach Van Pham Vietnam (Linguae Annamiticae seu Tonchinensis Brevis Declaratio, 5-2-1651); Sach giao ly song ngu Phep Giang Tam Ngay (Catechismus pro ius qui volunt suscipere Baptismum in octo dies divisus, 2-10-1651).
1659: Alessandro VII estabeleceu dos vicariatos: Giao Phan Dang Trong (Vicariato Apostólico no sul, incluindo Siam e Camboja) confiado ao Vigário Apostólico Dom Lambert de la Motte; e Giao Phan Dang Ngoai (Vicariato Apostólico no norte, incluindo o sul da China), confiado a DOM Francois Pallu.
1663: Início da perseguição; expulsão dos últimos jesuítas.
1668: Ordenação no Seminário Ayuthia dos primeiros dois sacerdotes, um em Tonchino e outro da Cocincina.
1954: Divisão do Vietnã: O norte sob o regime comunista, o sul sob o regime democrático; cerca de um milhão de deslocados deixaram o norte para buscar a liberdade no sul.
1960: 24 de novembro, instituição da hierarquia.
1975: 30 de abril, com a invasão dos comunistas do norte, o país foi unificado com a força sob o regime comunista. Conseqüências: fechamento de todos os seminários e noviciados; confiscadas as escolas católicas; presos os coadjutores de Saigon, expulsão do Delegado Apostólico, ingerência e rígido controle das autoridades governamentais nas nomeações dos bispos e nas ordenações sacerdotais. Os contatos entre a Santa Sé e os bispos se tornam difíceis.
1980: Primeira Assembléia Plenária da Conferência Episcopal depois da unificação. A Carta pastoral de 1980 afirma a orientação pastora: “Viver o Evangelho com o povo para servir o povo”. De 17 de junho, o primeiro grupo de bispos em visita Ad Limina Apostolrum, guiados pelo Cardeal Giuseppe Maria Trinh Van Can. DE 9 de setembro, um segundo grupo guiado pelo arcebispo Dom Paolo Nguyen Van Binh.
1988: Canonização de 117 mártires, dos quais 11 missionários espanhóis e 10 franceses.
1989: Visita do Cardeal Roger Etchegaray, Enviado Especial do Santo Padre João Paulo II a 10 dioceses, em 25 em todo o país.
1990: Primeira Delegação da Santa Sé em Vietnã, guiada pelo Cardeal Roger Etchegaray para tratar com o governo. Foram realizadas sucessivamente outras 15 visitas, a última delegação, a XVI, se realizou de 16 a 21 de fevereiro de 2009.
Deixe seu comentário