Gaudium news > Romaria do Terço dos Homens reúne quase 80 mil no Santuário de Aparecida

Romaria do Terço dos Homens reúne quase 80 mil no Santuário de Aparecida

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 18-02-2019, Gaudium Press) Neste último final de semana, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu uma das suas principais e maiores Romarias: a do Terço dos Homens.

Por volta de 78 mil devotos dos grupos de Terços dos Homens se reuniram para participar da 11ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens. O número supera a estimativa dos organizadores, que era de 50 mil fiéis.

Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens, foi quem deu início à programação do encontro já na sexta-feira, 15, com a celebração de uma Santa Missa

Em sua homilia, o prelado afirmou que este movimento é uma bênção para a Igreja e para a família. Além disso, destacou a importância do apoio de todo clero em relação à esta iniciativa dos leigos que vem crescendo a cada dia e que hoje em dia já atinge mais de um milhão e meio de homens em todo o Brasil.

Refletindo sobre o tema da Romaria deste ano, ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir’, Dom Gil advertiu que “não basta agir, tem que rezar. Nós agimos primeiramente pela nossa palavra. Quando você reza com Fé, você está com o seu exemplo atraindo outros homens. Mas também é preciso ir atrás daqueles que não vem, daqueles que estão desanimados, daqueles que foram para outros caminhos, é preciso chamá-los. Essa é uma ação, temos que agir. Quem começa a rezar, depois aprende a agir… é que Deus vai trabalhando, vai ensinando a praticar o amor”.

Após a Santa Missa, os participantes do encontro seguiram em procissão pelo Caminho do Rosário, até o Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1717. Ali rezaram, cantaram e receberam uma bênção especial. Na parte da noite, foi realizada uma vigília de oração na Capela do Santíssimo, como forma de se preparar para a intensa programação do sábado. A cada hora, um grupo ficou responsável por conduzir o momento da vigília.

Apesar do tempo nublado e a leve chuva do sábado de manhã, 78 mil homens da Romaria se reuniram na Tribuna Bento XVI para a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Durante sua homilia, o prelado agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais e cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”, afirmou.

Na parte da tarde, foi realizada uma reflexão sobre o tema ‘Terço dos Homens: não basta rezar, é preciso agir!’ e em seguida os romeiros participaram da recitação do Santo Rosário no Altar Central da Basílica de Aparecida, seguido da Consagração à Nossa Senhora. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas