Gaudium news > Arcebispo de Nova York é nomeado bispo-moderador para Assuntos Judaicos

Arcebispo de Nova York é nomeado bispo-moderador para Assuntos Judaicos

Washington (Sexta, 23-10-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Nova York, dom Timothy Michael Dolan, foi nomeado Moderador para Assuntos Judaicos da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), sucedendo o cardeal William H. Keeler, arcebispo emérito de Baltimore, maior cidade do Estado de Maryland (EUA).

O presidente da USCCB, cardeal Francis George, fez a nomeação e afirmou que a arquidiocese de Nova York tem uma “longa história de cooperação e amizade entre os católicos e judeus”.

“Desde o Concílio Vaticano II, passos importantes nesse relacionamento foram dados através do diálogo e da colaboração na luta contra o racismo, o anti-semitismo e outras ofensas contra a dignidade humana”, afirmou dom George na carta de nomeação.

“A nossa Conferência Episcopal, através da liderança de seus antecessores em Nova York, e especialmente através do serviço incansável e generosa do cardeal William Keeler, tem procurado contribuir para o trabalho de reconciliação entre a Igreja e o povo judeu depois de séculos de estranhamento mútuo. Quando olhamos para trás com gratidão em quase meio século de progresso nesses esforços de cicatrização e renovação, nós sabemos que temos importantes desafios pela frente”.

O cardeal George assinalou que esta nomeação é apreciada pelos bispos dos Estados Unidos, bem como por amigos e colegas da comunidade judaica que tem vindo conhecer o arcebispo Dolan como um bom ouvinte e intérprete fiel dos laços históricos que ligam as duas comunidades.

“Acima de tudo”, disse o presidente da USCCB, “a comunidade judaica encontrará no arcebispo Dolan um amigo que comunica a alegria de sua própria fé, ao mesmo tempo que transmite um profundo respeito pelos dons espirituais dos outros”.

O arcebispo Dolan vai se juntar ao cardeal Keeler no dia 11 de novembro desse ano para o semi-anual encontro da USCCB junto ao Conselho Nacional de Sinagogas. Esta será a última reunião católico-judaica na qual o cardeal Keeler atuará como bispo-moderador.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas