Gaudium news > Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos

Sabará – MG (Quinta-feira, 14-02-2019, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos de fundação.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos.jpg

Dentro dos festejos comemorativos dos quase três séculos do histórico templo, que é um dos mais antigos do estado de Minas Gerais, no próximo dia 16 de fevereiro, haverá várias solenidades promovidas pela paróquia juntamente com a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Entre as celebrações do dia 16 haverá, a Paróquia realiza o Ofício da Imaculada cantado, às 6:30 horas.
Ainda pela manhã, às 7:00 horas será celebrada, em latim, uma solene Santa Missa em ação de graças pelo fato histórico.

Às 17:00 horas, na tarde do mesmo dia, haverá uma catequese explicativa sobre o dogma da Imaculada Conceição e, em seguida, às 18:00 horas será celebrada uma outra Missa Solene no interior da bela igreja da Senhora da Conceição da histórica cidade de Sabará.

A “aniversariante” Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos1.jpg

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um templo católico da cidade brasileira de Sabará, no estado de Minas Gerais.

Tem grande tradição histórica e constitui-se em um dos mais importantes exemplares de edificações religiosas da arte colonial brasileira, dentro do chamado “barroco mineiro”.

Seu interior é ricamente decorado com ouro extraído das muitas minas de ouro da cidade.

História

O Templo Católico fica localizado na parte baixa da cidade, bem próximo da pequenina e também bela e histórica Igreja de Nossa Senhora do Ó.

Ela é popularmente chamada de “Igreja Nova” ou “Grande”, um modo de denomina-la que vem desde a época da sua construção em substituição da capela primitiva que existiu no mesmo local dela. 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais antigas igrejas do período colonial de Minas Gerais e rivaliza em antiguidade com a Matriz de Raposos e a Sé de Mariana, porém, a data precisa de sua construção não é conhecida, pois a documentação sobre sua edificação é muito escassa.

Não se conhece também dados sobre o autor do projeto.

A primeira capela originária da atual Paróquia foi erguida em algum momento entre 1701 e 1710.

Em 1714 já aparecem referências à Igreja Nova, em 1718, conforme carta do governador Dom Pedro de Almeida ao Rei de Portugal, ela já estava bem adiantada, inclusive no que diz respeito à decoração, pois ele refere que em Minas só havia duas igrejas em condição “decente”, a de Ouro Preto (provavelmente se referindo à Matriz do Pilar) e a de Sabará.

Em 1720 já é chamada de Igreja Grande ou Matriz.

A construção e decoração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição estão ligadas ao trabalho do padre José de Queirós Coimbra, que, por mais de sessenta anos, foi seu vigário.

A Paróquia está entre as primeiras igrejas de vigararias coladas da Capitania das Minas Gerais, o que ocorreu por força de uma carta régia de 1724, quando era governador Dom Lourenço de Almeida.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará, celebra 295 anos2.jpg

Entre 1964 e 1965 a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição passou por um primeiro restauro.

A imagem da Padroeira foi restaurada em 2007, bem como outros elementos decorativos da nave.

Novas obras de recuperação e restauro foram realizadas em 2013. Neste trabalho foram descobertas pinturas ocultas por intervenções posteriores, e alguns elementos importantes, como a grande imagem da padroeira, tiveram suas cores originais reveladas.

Seus púlpitos são considerados entre os mais belos de Minas.

O interior é o ponto alto do conjunto dessa Igreja que é tida como uma das mais ricas igrejas das Minas Gerais.

Além do recinto da nave e da capela-mor, são dignos de nota a capela do Santíssimo, a sacristia e o consistório, com abundante decoração em ouro. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas