Dom Luis Guerrero recebe homenagem na arquidiocese do México
Cidade de México (Sexta, 22-10-2009, Gaudium Press) Aos 40 anos de sua ordenação sacerdotal, a arquidiocese do México e o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos (ISEG) homenagearam dom Juan Luis Guerrero Rosado por sua contribuição no estudo, investigação e difusão do Acontecimento Guadalupano, além de seu “inestimável serviço” na pastoral da arquidiocese.
Dom Rosado, cônego da Basílica de Guadalupe, expressou sua alegria e refletiu sobre o trabalho de décadas de estudo e dedicação nos temas guadalupanos e como vice-postulador da causa de canonização de San Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o primeiro santo indígena americano.
“Somos um caso raro na história em que dois povos absolutamente incompatíveis um com o outro se encontraram e aconteceu uma união, o nascimento um novo povo… Se somos honestos, não podemos deixar de reconhecer que aqui estamos e somos um milagre”, assinalou.
Para o prelado, o México deve servir de exemplo para a reconciliação no mundo entre povos com inimizades: “Nós recebemos uma maravilhosa prova de confiança, colocando-nos a distribuir esse dom. Com atitude e vergonha deveríamos nos admirar, até mesmo nos espantar por sermos testemunhas da herança de algo supremamente grandioso, do próprio amor de Deus, através da expressão mais clara do amor: o amor materno em Guadalupe. Mergulhar e assimilá-lo para que possamos compartilhar essa beleza com o resto da humanidade”.
Como parte da homenagem, foram apresentados vídeos testemunhais sobre a vida, obra e qualidades de dom Rosado. Rodeado pelo arcebispo do México, dom Norberto Rivera Carrera, e pelo reitor da ISEG, Pe. Chávez Sánchez, dom Guerrero agradeceu as demonstrações de carinho dos amigos e sacerdotes que lhe concederam a homenagem – uma medalha e um diploma pelo empenho no estudo e difusão do Acontecimento Guadalupano.
Dom Juan Luis Guerrero Rosado
Nasceu em 25 de outubro de 1935 na Cidade do México, onde realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Conciliar da cidade.
Graduou-se em Teologia na Universidade Gregoriana e em Direito Civil e Direito Canônico pela Universidade de Letrán. Realizou seus estudos no Instituto Bíblico de Roma e, nessa mesma cidade, foi ordenado sacerdote em 29 de outubro de 1961.
Foi Oficial de Matrimônios na arquidiocese do México, trabalho que desempenhou dentro do Tribunal Eclesiástico do México na qualidade de Defensor do Vínculo dos casos matrimoniais. Além disso, atuou como promotor de justiça no Tribunal para as causas dos Santos e foi o responsável pela intervenção em inúmeros processos de beatificação e canonização.
Deixe seu comentário