Gaudium news > Peregrinação ao monumento de Cristo Rei atrai milhares de jovens no México

Peregrinação ao monumento de Cristo Rei atrai milhares de jovens no México

México – Guanajuato (Segunda-feira, 04-02-2019, Gaudium Press) Por volta de 30 mil jovens são aguardados na tradicional peregrinação de 16 quilômetros ao histórico monumento de Cristo Rei no Cerro do Cubilete, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro no México.

Peregrinac?a?o ao monumento de Cristo Rei atrai milhares de jovens no Me?xico.jpg

Tradicionalmente a peregrinação ocorre no último sábado de janeiro, como forma de dar graças a Deus pelo ano que se concluiu e encomendar os trabalhos do novo ano que se inicia. No entanto, por conta da Jornada Mundial da Juventude, celebrada no Panamá entre os dias 22 a 27 de janeiro, a peregrinação teve de ser movida pela primeira vez para o último sábado de fevereiro.

“México tem, graças a Deus várias peregrinações à vários santuários, mas Cristo Rei tem uma força especial com os jovens. É aquele ponto no qual os jovens gritam ‘Viva Cristo Rei!’ e o reconhecem não apenas como Rei de suas vida, mas como Rei do universo”, destacou Fátima González, presidente nacional do movimento Testemunho e Esperança.

González assegura ainda que nesta peregrinação “Deus permite uma mística muito especial”, que faz com que “muitos jovens que vão por curiosidade, à convite de alguém, se encontrem aí com Cristo, mudando suas vidas”.

Com 23 metros de altura, a atual imagem de Cristo Rei que coroa o Cerro do Cubilete foi erigida no ano de 1950 como homenagem aos mártires da Guerra Cristera, e está localizada no mesmo lugar onde em 1928 foi dinamitada uma menor pelo governo de Plutarco Elías Calles.

Os Cristeros

No início do século XX, o governo mexicano instituiu uma perseguição contra a Fé Católica, que implicava em proibições de congregações religiosas, limitações ao culto e inclusive que os sacerdotes se vestissem de acordo com sua vocação.

A perseguição chegou a tal ponto que civis de diversas partes do país se levantaram em armas para defender a sua Fé. O governo mexicano, por sua vez, respondeu com uma repressão ainda maior, assassinando sacerdotes e leigos. Os Cristeros ficaram conhecidos pelos seus brados de “Viva Cristo Rei!” e “Viva a Virgem de Guadalupe!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas