Gaudium news > Grã Bretanha: o ano de 2020 será dedicado a redescobrir as Sagradas Escrituras

Grã Bretanha: o ano de 2020 será dedicado a redescobrir as Sagradas Escrituras

Inglaterra – Londres (Sexta-feira, 01-02-2019, Gaudium Press) Por ocasião do décimo aniversário da Exortação Apostólica ‘Verbum Domini’ de Bento XVI sobre a Palavra de Deus, e os 1600 anos da morte de São Jerônimo, tradutor da Bíblia, a Igreja Católica na Grã Bretanha dedicará 2020 como o ano para redescobrir as Sagradas Escrituras.

A iniciativa vem da Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales, com a colaboração da Sociedade Bíblica, que buscam para esse tempo promover de modo especial a difusão dos Evangelhos.

Gra? Bretanha- o ano de 2020 sera? dedicado a redescobrir as Sagradas Escrituras 1.jpg

Ao longo deste período serão colocados em prática vários projetos, como será um Evangelho para as pessoas com autismo, e o Santo Evangelho de Mateus na língua dos sinais para os fiéis com deficiência auditiva. Além disso, se desenvolverão diferentes obras de arte e concertos com coros de migrantes que se apresentarão em cada uma das Dioceses de Gales e Inglaterra, tudo com o propósito de “iniciar uma conversa com Deus”.

O coordenador da iniciativa é Fleur Dorrell, que junto com Dom Peter Brignall, Bispo de Wrexham, é membro de um grupo de estudo sobre a Bíblia. Em entrevista difundida pelo Serviço de Informação Religiosa (SIR), Dorrell diz sobre o ano dedicado à Bíblia:

“Pensamos que seria uma ideia maravilhosa para a Igreja Católica inglesa dedicar um ano completo às Escrituras de uma maneira sem precedentes. Nos inspiramos no décimo aniversário da Exortação Apostólica ‘Verbum Domini’ do Papa Bento XVI e nos 1600 anos transcorridos desde a morte de São Jerônimo, o Padre e Doutor da Igreja que traduziu o texto grego da maior parte do Antigo Testamento para o latim e toda a Bíblia hebreia”.

O “Ano do Deus que fala”, como se chama este tempo, começará no próximo dia 30 de setembro, festa de São Jerônimo, durante um evento na Galeria Nacional com uma vídeo mensagem do Cardeal Vincent Gerard Nichols, Primaz do Reino Unido e Gales, que ilustrará a figura do Santo, e sua importância como doutor da Bíblia.

Gra? Bretanha- o ano de 2020 sera? dedicado a redescobrir as Sagradas Escrituras 2.jpg

À este respeito, acrescentou Dorrell: “Desejamos encontrar formas novas e sem precedentes para promover a Bíblia (…) Usar a criatividade para comunicar a mensagem de que a Bíblia é uma maneira próspera e dinâmica de falar de Deus”.

“Deus se comunica a si mesmo mediante o dom de sua Palavra”

Bento XVI, ao iniciar a Exortação ‘Verbum Domini’, da qual se inspira o “Ano do Deus que fala” na Grã Bretanha, recorda, citando a Primeira Carta de São Pedro, que “A palavra do Senhor permanece para sempre. E essa palavra é o Evangelho que os anunciamos”.

Diz também que a novidade da revelação bíblica “consiste em que Deus se dê a conhecer no diálogo que deseja ter conosco”, já que “Deus se dá a conhecer como mistério do amor infinito no qual o Pai expressa desde a eternidade sua Palavra no Espírito Santo. Por isso, o Verbo, que desde o princípio está junto a Deus e é Deus, nos revela ao mesmo Deus no diálogo de amor das Pessoas divinas e nos convida a participar nele. Assim, pois, criados à imagem e semelhança do Deus amor, somente podemos compreender a nós mesmos na acolhida do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. O enigma da condição humana se esclarece definitivamente à luz da revelação realizada pelo Verbo divino”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas