Congresso Internacional de Capelães Militares é realizado na Polônia
Polônia – Cracóvia (Quarta-feira, 30-01-2019, Gaudium Press) A Conferência Internacional de Capelães das Forças Armadas, que opera sob o Comando Europeu dos Estados Unidos, iniciou no dia 28 de janeiro um Congresso Internacional de Capelães Militares que reúne a mais de uma centena de participantes de dezenas de países.
Desde o ano de 1990 os capelães militares se reúnem anualmente para trocar experiências. A Polônia é a anfitriã pela segunda vez, a primeira ocorreu em 1995. O título de uma das conferências ministradas no evento foi ‘Capelania Militar: entre a glória do passado e os desafios do futuro’.
Segundo os organizadores do Congresso, o objetivo do encontro é formular uma visão comum no desenvolvimento de suas funções, apresentando diversos pontos de vista e experiências. “A Fé é de importância chave para construir muitos valores na sociedade”, indicou o Coronel Dawid L. Carr, capelão do Comando Supremo das Forças Americanas na Europa.
“Muitos capelães de diferentes nações e denominações servem aos soldados durante as missões de paz e estabilização. Também queremos apresentar o serviço do capelão sob a liderança de Deus e ensinar como manter sua consciência inclusive no campo de batalha”, explicou por sua vez o Padre Jan Dohnalik, Chanceler da Cúria do Ordinariato Militar da Polônia.
O Coronel Carr insistiu na importância do serviço dos capelães, que ainda tem efeitos visíveis no desempenho das forças armadas. “Como capelães, temos qualificações excepcionais para defender nossa Fé entre nossos soldados. Nós somos os que inculcamos em nossas forças armadas o princípio de que a Fé ajuda a fortalecer as nações”, recordou. “A Fé também ajuda para que nossos soldados sejam imunes e eficazes para garantir a paz e a segurança”.
Os participantes foram recebidos pelo Bispo do Exército Polonês, Dom Józef Guzdek, e pelo Chefe do Estado Maior do Exército Polonês, General Rajmund Andrzejczak. O Congresso Internacional de Capelães Militares se encerrará na sexta-feira, 1 de fevereiro. (EPC)





Deixe seu comentário