Virgem de Fátima: uma constante na devoção mariana dos panamenhos
Fátima – Portugal (Terça-feira, 29-01-2019, Gaudium Press) Em declarações feitas a propósito da visita e participação da Imagem Peregrina na Jornada Mundial da Juventude do Panamá, o Padre Carlos Cabecinhas afirmou em uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa: “Eu creio que esta visita da Imagem Peregrina nos surpreendeu do primeiro ao último minuto e vai ficar nas nossas memórias como um momento muito marcante”.
A imagem da Virgem Peregrina de Fátima encerrou sua peregrinação ao Panamá, onde participou na Jornada Mundial da Juventude 2019 e, simultaneamente cumpriu um programa que a levou às periferias e a vários lugares de culto, sempre com a presença do entusiasmo de um grande público.
A imagem regressa hoje, 29/01, a Fátima, ao final do dia.
Padre Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, foi quem liderou a delegação do Santuário à JMJ Panamá – 2019.
Peregrina junto aos peregrinos
“A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima fez-se peregrina no meio dos peregrinos”, afirmou o Reitor do Santuário: “a devoção do povo do Panamá não deixa de nos surpreender em cada momento pelo entusiasmo, pela alegria, pela forma como, em cada momento, recebem Nossa Senhora de Fátima e, dos diálogos que aqui vamos tendo, é evidente que se há uma grande devoção mariana no Panamá, a grande evocação é precisamente Nossa Senhora de Fátima”.
A Peregrinação
Desde 21 de janeiro até hoje, a imagem Virgem Peregrina, esculpida em 1947 de acordo com as indicações da Irmã Lúcia, e que desde 2000 se encontra entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, saindo apenas em situações absolutamente extraordinárias, como foi o caso agora, cumpriu um programa exigente, delineado pelos organizadores das Jornadas, que a levou não só junto dos jovens mas também de várias comunidades cristãs da Cidade do Panamá, destacando-se uma passagem pelo Centro Penitenciário Feminino e o Instituto Oncológico Nacional, na Cidade do Panamá.
Entre a peregrinação da imagem da Virgem Peregrina de Fátima, destaca-se ainda uma passagem pelo Santuário Nacional del Corazón de Maria e pelas igrejas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora de Lourdes.
“Foram momentos que não deixaram de nos surpreender pela adesão dos fiéis do Panamá”, frisou o reitor do Santuário de Fátima, sublinhando ainda que não pode deixar de ser valorizada a presença da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima numa Jornada Mundial da Juventude.
“Penso que quer a visita à prisão, quer a visita ao hospital, foram momentos particularmente intensos, momentos profundamente emotivos que permitiram àqueles que sofrem por doença, àqueles que cuidam deles, mas também às reclusas um contacto próximo com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, um momento para apresentar as suas suplicas, para agradecerem, para pedir por aqueles que mais amam…isso foi muito visível”, sublinhou o Padre Cabecinhas.
Programa da Imagem
“O programa da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima não foi um programa paralelo, foi integrado no programa da própria jornada, com tudo o que isso significa”.
“Foi a própria organização das jornadas que assumiu a presença da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, procurando que ela fosse marcando os vários momentos de caminhada dos jovens”, disse o sacerdote que liderou a delegação que conduziu a Imagem.
Peregrina com os jovens
Junto dos jovens é preciso salientar os vários momentos de oração, nomeadamente a recitação do Rosário e as procissões, mas, afirmou ainda o Padre Cabecinhas: “é fundamental referir o momento em que o Papa Francisco esteve diante da imagem da Virgem Peregrina para rezar, para lhe confiar os jovens e para confiar Maria aos jovens, isto é, dizer-lhes que têm de imitá-la, seguindo o seu exemplo, procurando ir ao seu encontro”
Maria e as JMJ
A ligação mariana com as JMJ foi estabelecida pelo Papa São João Paulo II.
O próprio Cardeal Patriarca de Lisboa, anfitrião da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2022, referindo-se ao papel “fortíssimo” que a Virgem Peregrina de Fátima terá nessas jornadas, lembrava que este evento internacional “é uma iniciativa papal” e “em todas as revelações, manifestações de Nossa Senhora na história, Fátima é a que está mais ligada aos Papas, a que está mais ligada ao ministério do Papa e a tudo aquilo que ao Papa se refere”.
Também o bispo de Leiria-Fátima, cardeal Dom António Marto, na reação à escolha de Lisboa como capital da juventude católica em 2022, salientou a ligação entre Fátima e este evento internacional, não só pela estreita devoção mariana mas também pelo interesse que Fátima despertará junto dos jovens, como lugar de visita e de peregrinação. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com /www.fatima.pt)





Deixe seu comentário