Igreja nos EUA dedica uma semana às Escolas Católicas
Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 28-01-2019, Gaudium Press) ‘Escolas Católicas: aprender, servir, liderar e ter êxito’, é o tema da Semana Nacional de Escolas Católicas que está sendo realizada nas Dioceses dos Estados Unidos desde o último domingo, 27 de janeiro, e que se estenderá até o dia 02 de fevereiro.
A iniciativa é promovida pelo Comitê de Educação Católica da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), e busca centralizar a atenção “na importância espiritual, acadêmica e nas contribuições sociais oferecidas pela Educação Católica com raízes firmes na Verdade do Evangelho”, como expõe a USCCB em nota de imprensa.
Dom Michael C. Barber, SJ, Presidente do Comitê de Educação Católica da USCCB, em referência à importância da Semana Nacional, afirmou que “os jovens de hoje necessitam da Educação Católica mais do que nunca. Em um mundo onde a verdade, a beleza e a bondade se consideram aspectos subjetivos, o Caminho, a Verdade e a Vida que nos oferecem em Jesus Cristo são nossa única fonte de direção, clareza e esperança. Além disso, estar arraigado na Fé não coloca em perigo a qualidade acadêmica das Escolas Católicas, mas de fato é sua motivação para a excelência em todas as coisas”.
O prelado também assinala que a Educação Católica, mais do que só conhecimentos, busca uma formação integral das novas gerações:
“Seguindo o exemplo de Cristo de amar e servir a todas as pessoas, as Escolas Católicas oferecem com orgulho uma educação integral às famílias desfavorecidas, aos recém-chegados aos Estados Unidos, e a todos os que procuram um assento em nossas escolas. Desde a inserção das Escolas Católicas em nosso país, sempre temos buscado dar as boas vindas à famílias de todas as origens enquanto mantemos nossos princípios e ensinamos com um espírito de caridade”.
A Semana Nacional de Educação Católica ocorre nas escolas e paróquias de todo Estados Unidos. Se desenvolve através de diferentes atividades, como jornadas de portas abertas, reuniões com comunidades e famílias, e, sobretudo, a Celebração Eucarística.
Segundo dados fornecidos pela USCCB, atualmente cerca de um milhão 800 mil estudantes são educados em 6.352 instituições educativas católicas situadas ao longo dos Estados Unidos (cidades, pequenos povoados, comunidades rurais, subúrbios).
Daí que outro dos propósitos da Semana é o de dar a conhecer os êxitos alcançados a partir da Educação Católica.
“Noventa e nove por cento dos estudantes de Escolas Católicas se graduam na escola secundária e 86 por cento dos graduados de Escolas Católicas vão à universidade. Esta porcentagem tem sido consistente por mais de 20 anos”, expõe a USCCB em nota de imprensa.
A Semana Nacional de Educação Católica foi celebrada pela primeira vez nos EUA no ano de 1974. Desde então se impulsionou diferentes iniciativas para promovê-la. Este ano o evento também terá uma especial presença nas redes sociais com o uso da hashtag #CSW19.
Será igualmente motivada pela Associação Nacional de Educação Católica (NCEA) e a partir da Secretaria de Educação Católica. (EPC)





Deixe seu comentário