Gaudium news > Peru: Papa nomeia novo Arcebispo de Lima

Peru: Papa nomeia novo Arcebispo de Lima

Peru – Lima (Segunda-feira, 28-01-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Padre Carlos Castillo Mattasoglio, de 68 anos, como novo Arcebispo de Lima, Peru. O sacerdote sucederá ao Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, que teve sua renúncia aceita após atingir a idade limite de 75 anos no dia 28 de dezembro de 2018.

Peru- Papa nomeia novo Arcebispo de Lima.JPG

O Cardeal Cipriani esteve a frente da Arquidiocese Primaz do Peru desde o dia 30 de janeiro de 1999, tendo sido designado pelo Papa São João Paulo II. No dia 21 de fevereiro de 2001 foi criado Cardeal, se convertendo no primeiro membro do movimento Opus Dei a chegar a esta posição.

O Padre Carlos Castillo Mattasoglio nasceu em Lima, no dia 28 de fevereiro de 1950. Cursou a Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional Maior de São Marcos, onde obteve o bacharelado em Ciências Sociais no anos de 1973.

Ingressou no Seminário Maior Santo Toribio de Mogrovejo em Lima e foi enviado a Roma para seus estudos eclesiásticos onde obteve o bacharelado em Filosofia no ano de 1979. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, se graduando no ano de 1983. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 15 de julho de 1984. Obteve licenciatura em 1985 e no ano de 1987 concluiu o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Como sacerdote ocupa o cargo de professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Peru desde o ano de 1987. Além disso, foi conselheiro da União Nacional dos Estudantes Católicos; vigário paroquial de ‘São Francisco de Assis’; vigário paroquial de ‘A Encarnação’; responsável arquidiocesano da pastoral universitária de Lima e colaborador na Paróquia de ‘São João Apóstolo’; vigário para a pastoral juvenil de Lima, organizador do vicariato para a juventude e responsável da pastoral juvenil de Lima, organizador do vicariato para a juventude e responsável da pastoral vocacional; conselheiro nacional da Comissão Episcopal para a juventude da Conferência Episcopal do Peru; vigário paroquial de ‘São João Apóstolo’; conselheiro nacional de pastoral para a juventude; pároco da ‘Virgem Medianeira’; diretor de relações com a Igreja e membro do Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Peru; e pároco de ‘São Lázaro’. O sacerdote publicou diversos livros e é autor de diversos artigos.

A Arquidiocese de Lima é, desde 1572 a sede primaz do Peru e sede metropolitana da província eclesiástica de Lima, com sete Dioceses sufragâneas: Callao, Carabayllo, Chosica, Huacho, Ica, Lurín, Yauyos e Cañete. É uma das Igrejas particulares mais antigas da América, estabelecida em 1541 como Diocese e em 1547 foi promovida a categoria de Arquidiocese, deixando suam dependência de Sevilha. Seu primeiro Arcebispo foi o dominicano Frei Jerónimo de Loayza. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas