Revista para homens católicos é lançada nos EUA
Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 17-01-2019, Gaudium Press) Sob o título de ‘Sword and Spade’ (Espada e Pá), uma nova revista trimestral se propõem atrair aos varões católicos dos Estados Unidos. A publicação aborda um maior testemunho dos homens diante dos maiores desafios espirituais, morais e intelectuais da época atual oferecendo um retorno à leitura reflexiva em papel e um sentido de comunidade, irmandade e pertença.
“Os homens sempre são líderes. A pergunta é, vale a pena segui-los? Estão conduzindo aos lugares corretos e da maneira correta?”, questionou o editor fundador da revista, Jason Craig. “O homem com os olhos abertos à realidade sabe que o mundo é um lugar perigoso. Não somente lutamos contra o pecado, como estamos atormentados com torrentes de mentiras, distorções e amores desordenados. Um homem sábio se prepara para ser uma âncora firme em sua família, comunidade e lugar de trabalho ao ser guiado pelo amor e a sabedoria”.
Para ilustrar o dever dos homens diante do mundo que os rodeia e em benefício dos seus, a publicação invoca dois símbolos bíblicos: a espada e a pá. A espada tanto como arma de ataque com de defesa figura de maneira reiterada nas Sagradas Escrituras e representa a luta espiritual do fiel. “O verdadeiro guerreiro não é simplesmente violento, nem luta por lutar. Não luta contra o que odeia mas pelo que ama”, comentou Craig. “Distraído e desarmado pelo pecado e o erro, a debilidade de um homem se converte na porta da desordem e dos demônios. Se ele não luta, sua casa cai”.
A figura da pá busca recordar o primeiro dever imposto por Deus a Adão: cultivar e manter o Jardim do Éden. “A pá é a ferramenta que mantêm o jardim; é a aplicação da força do homem ao cultivo de seu ‘domus’, seu domínio”, indicou Craig. “O fim da luta de um pai, simbolizada na espada, é a paz em seu lar, para que seus filhos e sua comunidade possam florescer e crescer até seus verdadeiros fins”.
A publicação tem um foco intencional na vida do pai de família e cada edição trata em profundidade de um tema especial. Aos artigos centrais se somam respostas relacionadas por parte de colaboradores convidados. Os conteúdos convidam a responder aos desafios atuais à vida de Fé e a aprofundar por sua conta para um desenvolvimento pessoal. “O objetivo é conseguir que os homens leiam, estudem, reflitam, orem e vejam a realidade com precisão e respondam virtuosamente”, expôs Craig.
Uma das características mais chamativas do empreendimento é a renúncia à publicação por meios eletrônicos em uma época na qual as edições em papel enfrentam graves desafios. “Apesar de ser evidente que a Internet e outros meios de comunicação são eficientes para distribuir informação, ela não demonstrou ser um lugar de leitura e reflexão profundas”, explicou o Editor. “O hábito da tela é saltar de uma coisa a outra, não se deter no que realmente vale a pena. A boa leitura faz com que o homem se detenha e pense (…). Os meios digitais podem ser efetivos e úteis, mas seguem sendo uma forma de ruído interno. Uma publicação impressa, como uma espada ou uma pá, é uma ferramenta eficaz nas mãos de um homem e em si mesma é um ato de disciplina”.
As inscrições dos leitores não somente se dedicarão ao sustento da revista, como apoiarão também a organização ‘Fraternus’, dedicada à memória de crianças para apoiá-las em seu desenvolvimento como homens católicos comprometidos com sua Fé. (EPC)





Deixe seu comentário