Gaudium news > Sínodo sobre a África faz novo apelo pela paz na Região dos Grandes Lagos Africanos

Sínodo sobre a África faz novo apelo pela paz na Região dos Grandes Lagos Africanos

Cidade do Vaticano (Quarta, 21-10-2009, Gaudium Press) Ontem, na 17ª congregação geral do Sínodo sobre a África, foi apresentada uma “lista única de proposições” na qual se encontram as 54 propostas dos padres que serão apresentadas ao Santo Padre. As propostas serão entregues a Bento XVI após as votações “Placet (sim) e Non placet (não)”, que acontecerão no próximo sábado na última congregação geral. Além disso, o secretário geral do Sínodo apresentou também um documento que pede pela paz na Região dos Grandes Lagos africanos.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos localizados na África oriental cuja região de predominância abrange Chade, Etiópia, Quénia, Tanzânia, Sudão, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, República Centroafricana, Malauí eMoçambique, países tradicionalmente mais instáveis socialmente.

Os 217 padres sinodais estiveram reunidos na presença do Santo Padre. A carta, apresentada no início da congregação do dia, é endereçada aos presidentes das Conferências Episcopais do Sudão, Uganda, Ciad, República Democrática do Congo e República Centroafricana. Nela, os padres sinodais expressam sua preocupação pelas “crianças soldados, pelos orfãos, pelos mutilados da guerra e pelas pessoas com graves problemas de saúde física e psíquica”. Manifestam o desejo pelo diálogo e pelas negociações “antes da linguagem das armas”.

Daqui a dois dias será apresentada também a Mensagem do Sínodo, endereçada a todos os fiéis do mundo. A “lista única das proposições” é reservada somente ao Papa, como uma ajuda para o pontífice preparar a Exortação pós-sinodal.

Ainda na congregação de ontem, os padres sinodais votaram, de forma eletrônica, para escolher 12 padres sinodais que serão membros do Conselho. Outros três membros serão nomeados pelo Santo Padre. Os nomes serão comunicados nos próximos dias.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas