Papa nomeia novo bispo para diocese de Catanduva
Roma (Quarta, 21-10-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta (21), conforme boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a nomeação do Pe. Otacílio Luziano da Silva como novo bispo da diocese de Catanduva, em São Paulo. Padre Luziano vai substituir dom Antônio Celso Queirós, que apresentou sua aposentadoria ao Santo Padre por causa da idade, em conformidade ao canone 401 §1º do Código de Direito Canônico.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota congratulando o novo bispo, desejando-lhe êxito na nova tarefa. Agradece, ainda, o trabalho e a dedicação de dom Celso Antônio Queirós pelo seu trabalho de nove anos à frente da diocese de Catanduva.
Biografias
Padre Luziano, que completará 55 anos no próximo dia 31, nasceu em Maracaí (SP), onde foi ordenado presbítero em dezembro de 1987, na diocese de Marília (SP). Exerceu o cargo de reitor do Seminário Menor São José, em Assis e já foi vigário geral da diocese de Assis. Atualmente, é reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus no curso de filosofia, na diocese de Marília.
O antecessor, dom Celso, prestou inúmeros serviços à Igreja no Brasil. Ordenado bispo auxiliar de São Paulo em 1975, foi transferido para Catanduva, em 2000, tornando-se seu primeiro bispo. Foi secretário geral da CNBB por dois mandatos (1987-1994) e também vice-presidente (2003-2007).
Também foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral, linha 1 da CNBB, delegado da CNBB junto ao CELAM (1995-1998) e delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB. Atualmente, é o bispo responsável pelo Setor Leigos na Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB.
Deixe seu comentário