Arquidiocese de Salvador celebra fim de ano com tradicionais festividades
Salvador – Bahia (Quinta-feira, 27-12-2018, Gaudium Press) Tradição há mais de 200 anos, o final do ano em Salvador será contemplado pelos fiéis soteropolitanos com a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na Igreja e no mar do bairro Boa Viagem.
Organizada pela Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes, os festejos terão como tema central “Com o Bom Jesus dos Navegantes formamos comunidade santa, sendo sal da terra e luz do mundo, em busca do Reino de justiça e paz para todos”.
Com início em 27 de dezembro, com alvorada e queima de fogos às 5h, a festa prossegue com a primeira missa, às 7h30. Em seguida, por volta das 9h, acontece a lavagem do templo, acompanhada por um momento de oração. Às 11h, o hasteamento da bandeira da Devoção, e à noite, às 20h, a segunda e última celebração eucarística do dia.
Entre 28 a 30 de dezembro, ocorre o tríduo preparatório, sempre a partir das 20h, sendo o segundo dia presidido por Dom Emanuel (Joaquim Augusto) D’Able do Amaral.
No dia 31 de dezembro, haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h, e à tarde, às 15h, o público será convidado a participar da Missa do Embarque, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Encerrada esta última cerimônia, uma procissão com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, e de lá, seguirá em procissão terrestre até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
No dia 1º de janeiro de 2019, Dom Murilo presidirá Missa às 8h, na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem poderão participar de celebração às 9h.
Por volta das 10h, inicia-se a procissão terrestre, partindo da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos. Na ocasião, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão de volta à Igreja da Boa Viagem.
Ao chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30, a imagem do Bom Jesus participará do encontro com a de Nossa Senhora da Boa Viagem, sendo posteriormente levadas à Igreja da Boa Viagem para veneração, que se estenderá até às 15h.
No encerramento da festa, em 6 de janeiro, a programação contará com a recitação do Terço, às 15h30, e a Missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.
Depois da Missa campal, presidida pelo pároco da Boa Viagem, Padre Davi Oliveira dos Santos, haverá procissão terrestre, que percorrerá diversos pontos da cidade de Salvador, retornando para o Largo da Boa Viagem.
O presidente da Irmandade Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Expedito Sacramento, acredita que a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes já é um marco na história da paróquia e da Arquidiocese de Salvador. “Essa festa é um dos símbolos mais fortes da nossa religião aqui em Salvador. Aqui na paróquia quase todos os moradores foram nascidos e criados na Boa Viagem e já a aguardam com ansiedade”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário