Exposição sobre a misericórdia e o perdão estará presente na JMJ Panamá 2019
Panamá – Cidade do Panamá (Sexta-feira, 21-12-2018, Gaudium Press) Depois de ter uma grande acolhida na Itália por ocasião do Jubileu da Misericórdia, a exposição ‘O abraço misericordioso. Uma fonte de perdão’, chega ao Panamá para marcar presença durante a Jornada Mundial da Juventude que se celebrará no final de janeiro de 2019.
A mostra, que ocorre desde o dia 06 de dezembro em ‘Albrook Mall’ da Cidade do Panamá, foi instalada em um espaço de 940 metros quadrados e distribuída em cinco salas, com uma imagem ilustre: a obra mestra de Rembrandt sobre ‘O Filho Pródigo’, que data do ano de 1662.
Para o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, que é citado pelo ‘Vatican News’, a exposição “é uma das melhores formas para preparar-nos para a JMJ, que tem como tema central o perdão, algo que necessitamos na atualidade”.
A exibição é uma iniciativa da Embaixada de Honduras ante a Santa Sé, que nasceu em Roma no ano de 2014. Conta com o apoio do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. No Panamá, a mostra se desenvolve com o respaldo da Universidade da Arte Ganexa.
Como destaca a Arquidiocese do Panamá em nota de imprensa, a segunda edição da mostra foi elaborada por artistas panamenhos com valores cristãos. O propósito é oferecer à juventude do mundo, que se congregará na Cidade do Panamá em janeiro, uma exposição que evangelize e sensibilize.
Compõem a exposição impressões, esculturas, áudio, vídeos, pinturas e esculturas que destacam diferentes condições da vida. Além disso, conta com uma grande montagem, realizada por uma equipe de 35 pessoas que vão desde artistas plásticos, pintores, carpinteiros, técnicos de som, designers gráficos, entre outros.
Além disso, se incluiu quatro esculturas de personagens bíblicos: a mulher adúltera, Zaqueu, o paralítico e o ladrão arrependido, que foram elaboradas por estudantes da Universidade de Ganexa de Penonomé, que igualmente falam de misericórdia e perdão.
Como expôs o reitor da Universidade de Arte de Ganexa, cada obra que ali se exibe contêm uma mensagem que fala de perdão misericórdia.
“A narrativa no conteúdo da exposição está constituída por testemunhos em vídeo e perguntas que fazem o visitante refletir a todo momento (…) Explicação de como surgiu sobre a face da terra a misericórdia e o perdão e como o homem os recebeu”, assinalaram os organizadores.
Foi inaugurada com a presença de Dom Octavio Ruíz Arenas, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; Dom José Antonio Canales, representante da Conferência Episcopal de Honduras; além do Arcebispo de Panamá, que desejou que a exposição alcance seu objetivo de descobrir que não se segue a uma ideia, mas a uma pessoa que está viva e presente, e que o encontro com essa pessoa transforme a existência. (EPC)





Deixe seu comentário