100 kg de correspondências destinadas diariamente ao Papa
Os Correios italianos informam que centenas de cartas endereçadas ao Sumo Pontífice chegam todos os dias ao centro de triagem de Fiumicino, perto de Roma. Um fluxo constante desde o início do seu pontificado.
Redação (09/07/2025 09:51, Gaudium Press) Desde sua eleição, o Papa Leão XIV tem recebido uma quantidade impressionante de correspondência de todos os lugares do mundo, e muitas vezes os remetentes são crianças. No verso dos cartões postais, pode-se ler “À Sua Santidade o Papa Leão XIV” ou “Para Sua Santidade”. O nome do destinatário é claro, mesmo que o endereço seja vago ou impreciso. Os carteiros italianos não se preocupam, pois sabem que a correspondência deve ser entregue no Vaticano. Eles tratam essa correspondência com especial atenção e respeito, plenamente conscientes do valor simbólico e espiritual que ela guarda. Mesmo que os envelopes permaneçam fechados, percebe-se que dentro de cada envio se esconde uma voz que busca ser ouvida, uma oração, um pensamento dirigido àquele que hoje representa uma orientação espiritual para milhões de fiéis em todo o mundo.
Trata-se de uma “tendência constante desde o dia da eleição de Robert Prevost”, em 8 de maio de 2025, explica o chefe do centro de triagem de Fiumicino, nome da localidade que abriga o aeroporto internacional de Roma.
Por outro lado, Antonello Chidichimo considera impossível, por enquanto, “determinar qual país escreve mais ao Papa”. No entanto, ele faz referência a cartas que chegam à Itália dos Estados Unidos, de onde é originário Leão XIV, mas também do Kosovo e da Índia.
Após uma primeira etapa no centro de triagem de Fiumicino, o fluxo diário de correspondência destinada à Santa Sé passa por controles de segurança e por uma máquina de registro e pesagem, que é feita por meio de um sistema informatizado. A “correspondência do Papa” é então encaminhada para o centro de distribuição localizado na área mais próxima do Vaticano, onde é finalmente distribuída. Quanto a saber a quem o Papa responde, Leão XIV mantém essa informação em segredo.
Deixe seu comentário