Gaudium news > Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo emérito de Bogotá, morre aos 91 anos

Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo emérito de Bogotá, morre aos 91 anos

Com a morte do purpurado colombiano, o Colégio Cardinalício fica agora composto por 237 Cardeais, 128 dos quais eleitores e 109 não eleitores.

Cardeal Pedro Rubiano Saenz

Foto: Divulgação/Conferencia Episcopal de Colombia (CEC).

Bogotá – Colômbia (16/04/2024 12:42, Gaudium Press) O Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo emérito de Bogotá, faleceu, aos 91 anos de idade, em sua residência localizada na capital colombiana. A informação foi confirmada na última segunda-feira, 15, pela Presidência da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) através de um comunicado de imprensa.

De acordo com informações da CEC, o Cardeal serviu a Deus e à sua Igreja durante quase 68 anos de vida sacerdotal; sendo Presidente desta Conferência Episcopal por três períodos (1990-1993; 1993-1996; 2002-2005). Além disso, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, durante o pontificado do Papa São João Paulo II, foi nomeado Cardeal Diácono da Igreja Católica Universal.

Funções exercidas pelo Cardeal Pedro Rubiano Sáenz

Entre as principais funções exercidas pelo purpurado podemos destacar quando o Cardeal Rubiano Sáenz atuou como vice-presidente da Comissão Católica Internacional sobre Migrações e Refugiados em Genebra, entre os anos de 1983 a 1989. De forma especial, no dia 4 de agosto de 1995, o purpurado fundou a Comissão de Conciliação Nacional com o objetivo de colocar à serviço do país uma entidade social que ajudaria a procurar soluções políticas para o conflito armado colombiano, acompanhar os esforços de paz e estabelecer cenários de confiança para reuniões com vários atores.

Os Bispos do país manifestaram ainda que elevam as suas orações pelo seu descanso eterno do Cardeal Rubiano Sáenz e exortam a “todo o Povo de Deus a unir-se na oração fervorosa pela sua Páscoa e na gratidão pelo seu ministério vivido em favor da nossa Igreja”. Em nome dos Bispos colombianos, o Cardeal Luis José Rueda Aparicio, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, Presidente da Conferência Episcopal destacou o trabalho e a missão do Cardeal Pedro Rubiano Sáenz.

Funeral do Cardeal Pedro Rubiano Sáenz

Na manhã desta terça-feira, 16, os restos mortais do purpurado foram colocados na câmara ardente no Seminário Maior de San José da Arquidiocese de Bogotá, onde deverão permanecer até às 17h (horário local). O funeral do purpurado está programado para acontecer às 10h da próxima quarta-feira, 17, na Catedral Primaz de Bogotá. Com a morte do Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, o Colégio Cardinalício fica agora composto por 237 Cardeais, 128 dos quais eleitores e 109 não eleitores. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas