Gaudium news > Solenidade de São José

Solenidade de São José

São José foi declarado patrono universal da Igreja em 1870, através do Papa Pio IX, com o decreto “Quemadmodum Deus”.

Solenidade de Sao Jose

Foto: Pixabay/Robert Cheaib.

Redação (15/03/2024 08:55, Gaudium Press) Celebramos no próximo dia 19 de março de 2024 a Solenidade de São José, patrono universal da Igreja, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Lembramos de São José como o chefe de família, e um pai cuidadoso e zeloso e fiel cumpridor das leis judaicas. No dia 1º de maio lembraremos de São José como o operário e trabalhador que sustentava através do suor de seu trabalho Maria e Jesus. Nesse dia também agradeceremos os 11 anos que o Papa Francisco deu início ao seu ministério petrino. Que São José interceda pela sua missão.

A relação de São José com Nossa Senhora e o Menino Jesus

A Sagrada Escritura não traz muitos detalhes sobre a vida de São José e nem como era o convívio diário da Sagrada Família. Sabemos que São José era justo e fiel aos preceitos judaicos, tanto era justo que resolve abandonar Maria em segredo ao saber que ela estava grávida, pois ele não sabia ainda que era por obra do Espírito Santo e nem havia compreendido. Se ele abandonasse Nossa Senhora corria o risco de ela ser apedrejada, pois na época as mulheres adúlteras sofriam o apedrejamento. Depois ele compreende e acolhe Maria consigo e posteriormente Jesus.

Por isso, o que a Sagrada Escritura traz sobre São José são esses momentos antes de Jesus nascer e após o seu nascimento, e narra para nós o cuidado que ele tinha com Maria e Jesus, sobretudo quando procura um lugar para que Jesus nascesse, e depois a fuga para o Egito e após a morte de Herodes a volta para Nazaré da Galileia.

Por mais que não esteja tão presente na Sagrada Escritura, sabemos que São José deve ter ensinado a Jesus os preceitos da religião judaica e ainda o ofício de artesão. São José toma Maria e o menino Jesus e os apresenta no templo, e depois quando participam da “festa das tendas”, e no retorno Jesus fica no templo e debate com os doutores da Lei.

São José: Padroeiro da Igreja universal

São José tem tamanha importância para a Igreja que a celebração de seu dia tem grau de solenidade e é celebrado na cor branca. A data da solenidade como dissemos cai no dia 19 de março, esse ano será uma terça-feira, sempre ocorre em meio ao tempo quaresmal, a Igreja faz uma pausa no período quaresmal para com alegria celebrar o padroeiro da Igreja universal. Nessa missa da solenidade de São José abre-se uma exceção e entoa-se o hino de louvor (Glória).

Se o dia de São José tem grau de solenidade, significa que é uma oportunidade de participar da Santa Missa e todas as paróquias podem colocar missa nesse dia antes ou após o trabalho para dar oportunidade aos fiéis de participar desta pedindo a intercessão de São José. É importante irmos à Missa e rezar por todas as famílias, pelas vocações sacerdotais e religiosas, pela paz no mundo e pelas necessidades da Igreja.

São José foi declarado patrono universal da Igreja em 1870, através do Papa Pio IX, com o decreto “Quemadmodum Deus”. Leão XIII por meio da Encíclica “Quanquam Pluries, propôs que São José fosse o advogado dos lares cristãos. Pio XII o declarou como “exemplo para todos os trabalhadores” e fixou o dia 1º de maio como a festa de São José trabalhador. Por isso, primeiro celebramos a fé de São de José e protetor das famílias depois São José como trabalhador e protetor de todos os trabalhadores.

Um exemplo de vida para todos nós

São José tem um papel fundamental na continuidade da história da salvação, pois ele dá continuidade a descendência Davídica, e dessa forma a vontade de Deus se cumpriu. Jesus entra em Jerusalém montado num jumentinho e aclamado como rei, da mesma forma que Davi prevê que aconteceria no Antigo Testamento. Quando o anjo aparece a José diz: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

A vida de São José deve ser um exemplo para todos nós, e todos os pais devem se inspirar em São José, sendo bons maridos em casa e bons chefes de famílias. Os pais hoje devem conquistar os seus filhos, ser companheiros de seus filhos, e educá-los na fé e no amor. Não existe família perfeita, mas as famílias devem fazer de tudo para viver bem.

Façamos o esforço de participar da missa em louvor a São José com a família reunida, pedindo a intercessão de São José para que a nossa família seja o exemplo da Sagrada Família de Nazaré. É claro, que toda a família tem seus problemas diários, mas que esses problemas sejam superados com amor. A família é a Igreja doméstica e a família que reza unida permanece unida. Por isso, tenhamos momentos de oração juntos como família pedindo a intercessão de Deus.

Queremos lembrar nesse momento de todos que trazem no nome José, sejam homens ou mulheres (muitas mulheres chamam-se Maria José), que o santo padroeiro abençoe a todos. Que essas pessoas se espelhem no santo e façam das suas vidas uma imitação do que foi de São José.

Pedir a intercessão de São José

Peçamos a São José a intercessão para que nossas colheitas sejam produtivas e tenhamos fartura de alimento ao longo de todo o ano. Que por intercessão de São José as chuvas sejam fartas ao longo de todo o ano e não enfrentemos a falta d’água.

Aqui no Brasil o Dia dos Pais é celebrado somente no segundo Domingo de Agosto, mas em alguns países é celebrado no dia de São José, que é um exemplo de Pai para todos nós. Peçamos a intercessão de São José por todos os pais, reze por aqueles que já faleceram e se seu Pai ainda é vivo faça uma ligação ou visite-o nesse dia.

Celebremos com alegria esse dia de São José, e peçamos que ele interceda por nós junto a Deus pai, e que todas as famílias sigam o exemplo desse grande santo. Sejamos fiéis a Palavra de Deus e anunciemos com alegria a mensagem de fé e de esperança. Se possível participe da celebração Eucarística nesse dia, confiando todas as famílias a paternal intercessão de São José.

Por Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas