Gaudium news > Francisco segue resfriado, não lê discurso e tem dificuldade para subir em papamóvel

Francisco segue resfriado, não lê discurso e tem dificuldade para subir em papamóvel

Saúde do Santo Padre causa preocupação, por conta de sua idade avançada, 87 anos, e requer cuidados especiais.

Francisco segue resfriado nao le discurso e tem dificuldade para subir em papamovel 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (07/03/2024 16:23, Gaudium Press) O Papa Francisco segue se recuperando de um “leve resfriado” que o fez cancelar parte de sua agenda no final do mês de fevereiro. A saúde do Pontífice causa preocupação, por conta de sua idade avançada. Com 87 anos de idade, o Santo Padre frequentemente é visto usando bengala ou cadeira de rodas em seus compromissos públicos.

Após uma pausa de uma semana, realizada por conta do retiro espiritual quaresmal dos membros da Cúria Romana, e de ter algumas atividades canceladas, por conta de sua saúde, no sábado e na segunda-feira, Francisco participou da Audiência Geral na última quarta-feira, 6, no Vaticano.

Colaborador lê discurso do Papa

Apesar de estar presente, após saudar os fiéis e peregrinos, o Pontífice pediu para que Monsenhor Ciampanelli, colaborador da Secretaria de Estado, lesse o texto da reflexão do dia, dedicado à inveja e à vanglória.

“Queridos irmãos e irmãs, ainda estou um pouco resfriado. Por isso, pedi ao Monsenhor Ciampanelli para ler a catequese de hoje”, explicou. Em seguida, o colaborador da Secretaria de Estado proferiu o discurso dando continuidade à reflexão sobre os vícios e as virtudes.

Saúde do Papa Francisco causa preocupação

Além disso, Francisco também demonstrou dificuldade para subir os degraus do papamóvel e acabou optando por atender os fiéis no chão, em sua cadeira de rodas. Desde 2013 no cargo, ao longo deste período o Pontífice passou por várias cirurgias e chegou a ser internado algumas vezes por problemas respiratórios.

Em 2021, após uma inflamação intestinal, o Papa retirou parte do cólon. No ano seguinte, por conta do agravamento de uma fratura e uma inflamação nos ligamentos do joelho que dificultaram sua locomoção, o Santo Padre passou a utilizar cadeira de rodas. Já em 2023, o Pontífice foi submetido a outro procedimento para reparar uma hérnia abdominal e remover o tecido cicatricial intestinal de uma cirurgia prévia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas