Gaudium news > Santa Sé promove Simpósio para descobrir a beleza de cada vocação

Santa Sé promove Simpósio para descobrir a beleza de cada vocação

O encontro, que será realizado entre os dias 1º e 2 de março, é intitulado como “Homem-Mulher: imagem de Deus”.

Santa Se promove Simposio para descobrir a beleza de cada vocacao

Foto: Pixabay/Rainhard Wiesinger.

Cidade do Vaticano (29/02/2024 12:15, Gaudium Press) Entre os dias 1º e 2 de março, será realizado no Vaticano um simpósio intitulado “Homem-Mulher: imagem de Deus”. O objetivo deste encontro será o de oferecer uma visão atualizada da antropologia cristã em uma era de pluralismo e diálogo entre culturas, a fim de sustentar o significado da vida como vocação.

O evento, que é promovido pelo ‘Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações’, contará com a presença do Papa Francisco, do Cardeal Marc Ouellet, prefeito emérito do Dicastério para os Bispos, além de especialistas internacionais em Sagrada Escritura, Filosofia e Teologia, Ciências Humanas e Pedagogia.

Descobrir a beleza de cada vocação

Ao longo do simpósio, que explorará a antropologia cristã, abordando tópicos como o matrimônio, o sacerdócio e a vida consagrada, especialistas tentarão descobrir a beleza de cada vocação respondendo à pergunta: “A quem é dirigido o chamado de Deus?”.

“A era do cristianismo terminou e uma nova era na transmissão do patrimônio cultural e espiritual dos cristãos exige que os crentes de todo o mundo se reposicionem diante de um ambiente que se tornou estranho, indiferente ou até mesmo hostil, mesmo em países tradicionalmente católicos”, afirmou o Cardeal Ouellet.

Na opinião do purpurado, “uma das áreas mais marcantes dessa mudança de época é a antropologia, onde o eclipse das referências religiosas e a crescente autoridade das ciências humanas estão dando origem a um panorama de visões contrastantes do ser humano”.

Continuação do simpósio sobre o sacerdócio 2022

Esta atividade acadêmica é uma continuação do simpósio sobre o sacerdócio realizado em fevereiro de 2022, que teve por título ‘Por uma teologia fundamental do sacerdócio’. Na ocasião, se estudou a relação entre o sacerdócio comum dos batizados e o ministério ordenado em seus três graus.

Segundo o Comitê Científico do Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações essa abordagem antropológica é “um seguimento natural dessa pesquisa, que explora o significado eclesial das vocações a partir da perspectiva de uma antropologia fundamental. Essa perspectiva pastoral indica que a pesquisa é de interesse de um público amplo, não apenas de especialistas”.

“Pastores, formadores e educadores de todos os níveis poderão encontrar aqui uma visão global da resposta cristã aos problemas antropológicos atuais, sem polêmicas ou recuos identitários, uma visão desenvolvida no horizonte da Fé e oferecida com serenidade como forma de apropriação do sentido cristão da vida para todos aqueles que buscam a verdade”, diz o comunicado divulgado pelos organizadores do evento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas