Gaudium news > Tradição Paulista de Presépios é tema de exposição no Metrô de São Paulo

Tradição Paulista de Presépios é tema de exposição no Metrô de São Paulo

A exposição, intitulada como “A Tradição Paulista de Presépios”, conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos.

Tradicao Paulista de Presepios e tema de exposicao no Metro de Sao Paulo

Foto: Divulgação/Museu de Arte Sacra de São Paulo.

São Paulo (18/12/2023 14:31, Gaudium Press) A tradição cultural e religiosa dos paulistas na montagem de presépios é tema de uma nova exposição do Museu de Arte Sacra de São Paulo em parceria com o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo).

Esta exposição conta com 23 obras produzidas de forma artesanal, utilizando uma grande diversidade de técnicas, além de materiais variados, desde os tradicionais até os mais inovadores, que servem de suporte para as representações do nascimento do Menino Jesus.

A tradição dos Presépios no Brasil

Estudiosos mencionam o Padre jesuíta José de Anchieta como um dos pioneiros na prática da produção presepista no Brasil. De acordo com historiadores, o sacerdote jesuíta chegou a confeccionar pequenos presépios de barro com os indígenas de São Paulo.

Essa piedosa tradição, enraizada na herança portuguesa, encontrou no barro o suporte necessário para sua plasticidade, consolidando-se ao longo dos séculos, especialmente no Vale do Paraíba paulista.

Testemunho vivo da expressão artística e religiosa

Destacando a influência portuguesa na produção dos primeiros presépios, Ramon Vieira, coordenador da exposição, ressalta a importância das imagens-amuleto de nó de pinho e das singulares paulistinhas, características marcantes da região.

“Esta tradição santeira, hoje representada pelos figureiros do Vale do Paraíba, é um testemunho vivo da expressão artística e religiosa que perdura ao longo dos anos”, afirma Vieira. A mostra poderá ser visitada pelo público na estação Tiradentes do Metrô de São Paulo até o dia 7 de janeiro de 2024. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas