Gaudium news > Mais de um milhão e meio de devotos participam dos festejos do Círio de Nazaré 2023

Mais de um milhão e meio de devotos participam dos festejos do Círio de Nazaré 2023

Esta foi a 231ª edição do Círio de Nazaré, a maior procissão do mundo, que ocorre anualmente em Belém (PA) no segundo domingo de outubro.

Mais de um milhao e meio de devotos participam dos festejos do Cirio de Nazare 2023

Foto: Divulgação/Fundação Nazaré.

Belém – Pará (09/10/2023 14:46, Gaudium Press) No último domingo, 8, uma multidão de fiéis lotou as ruas de Belém (PA), para participar dos tradicionais festejos do Círio de Nazaré. A programação foi iniciada com uma Santa Missa na Catedral Metropolitana de Belém presidida pelo Arcebispo da capital paraense, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Mais de um milhão e meio de devotos

Após a celebração eucarística, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida em procissão até a Praça do Santuário. Uma multidão de mais de um milhão e meio de devotos seguiu a imagem ao longo do trajeto de 3,6 quilômetros, percorrido em mais de quatro horas, chegando ao destino final ao meio-dia.

Esta foi a 231ª edição do Círio de Nazaré, a maior procissão do mundo, que ocorre anualmente sempre no segundo domingo de outubro. Nossa Senhora de Nazaré, que é a padroeira do Pará, também é carinhosamente chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”.

Patrimônio Cultural da Humanidade

O tema escolhido, para esta edição do Círio de Nazaré, foi “Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho”. Também se celebrou o centenário de Título Basilical da Basílica de Nazaré. Em 31 de maio foi divulgado o cartaz do Círio deste ano e no dia 13 de setembro foi entregue a corda de 800 metros de comprimento, carregada pelos devotos na procissão.

A procissão deste domingo foi a última de uma série de celebrações iniciadas há várias semanas. Diversas cidades paraenses receberam a imagem peregrina, que participou de diversas romarias: fluvial, rodoviária, moto romaria, entre outras. Esta manifestação religiosa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas