Gaudium news > Jesus é o único que pode nos salvar das tempestades da vida, assegura o Papa

Jesus é o único que pode nos salvar das tempestades da vida, assegura o Papa

No Angelus dominical, Francisco comentou o Evangelho do dia, que narrava o episódio no qual Nosso Senhor Jesus Cristo caminhou sobre as águas.

Jesus e o unico que pode nos salvar das tempestades da vida assegura o Papa

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (14/08/2023 12:02, Gaudium Press) Antes da recitação do Angelus do último domingo, 13, o Papa Francisco fez uma reflexão sobre o Evangelho do dia, que narrava o episódio no qual Nosso Senhor Jesus Cristo caminhou sobre as águas do lago da Galileia ao encontro dos discípulos que realizavam a travessia em um barco. Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Pontífice perguntou: “Eu entrego o timão da minha vida a Jesus?”.

“Coragem, sou eu, não tenhais medo!”

O Santo Padre explicou que naquela época, se considerava que as grandes extensões de água eram moradas de forças malignas não domináveis pelo homem, sobretudo quando agitadas por tempestades. Ao se encontrarem no meio do lago, na escuridão, os discípulos sentiram medo de afundarem e serem aspirados pelo mal. Neste momento Jesus chega caminhando sobre as águas e dizendo as seguintes palavras consoladoras: “Coragem, sou eu, não tenhais medo!”.

Segundo Francisco, este episódio demonstra que “as potências malignas, que nos assustam e não conseguimos dominar, com Jesus são imediatamente redimensionadas. Ele, caminhando sobre as águas, quer nos dizer: ‘Não tenham medo, eu domino seus inimigos’”. O Santo Padre esclarece ainda que os inimigos não são as pessoas, “mas a morte, o pecado, o diabo”.

Nós não estamos sozinhos nas águas agitadas da vida

O Pontífice destacou ainda que hoje em dia, Jesus repete a cada um de nós: ‘Coragem, sou eu, não tenham medo!’. Nós não estamos sozinhos nas águas agitadas da vida. “Aos nos depararmos em mar aberto e à mercê de ventos contrários devemos fazer duas coisas que os discípulos fazem no Evangelho: eles invocam e acolhem Jesus”, aconselhou.

Seguindo na narração do Evangelho, se conta que São Pedro caminhou brevemente sobre as águas em direção a Jesus, porém se assustou, começou a afundar e gritou: ‘Senhor, salva-me!’. “É bela esta oração, com a qual se expressa a certeza de que o Senhor pode nos salvar, que Ele vence o nosso mal e os nossos medos”, assegurou.

Nos nossos momentos de escuridão Jesus vem ao nosso encontro

Por fim, Jesus entrou no barco e o vento se acalmou. Explicando esse trecho do Evangelho, Francisco afirmou que Jesus não nos preserva da fadiga de navegar, mas nos convida a enfrentar as dificuldades, pois são oportunidades de encontrá-Lo. Nos nossos momentos de escuridão Ele vem ao nosso encontro, pedindo para ser acolhido.

“Nos medos, nas dificuldades, como me comporto? Vou adiante sozinho, com as minhas forças, ou invoco o Senhor com confiança? E como vai a minha Fé? Creio que Cristo é mais forte do que as ondas e os ventos contrários? Mas sobretudo: navego com Ele? Eu o acolho, lhe dou lugar no barco da minha vida, nunca só, sempre com Jesus, confio o timão a Jesus?”, questionou o Papa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas