Gaudium news > Belarus: Consagração de uma nova igreja

Belarus: Consagração de uma nova igreja

Esta nova igreja é “um sinal de que a comunidade católica está viva, que quer crescer e que tem futuro”.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (24/05/2023 12:21, Gaudium Press) No último dia 20 de maio, Dom Ante Jozić, Núncio Apostólico na República da Bielorrússia, consagrou a igreja de São Francisco em Nova Boravaya, um dos bairros mais novos e modernos de Minsk. É o primeiro santuário que ele consagra durante sua missão diplomática na Bielorrússia (Belarus).

Em sua homilia, Dom Jozić destacou o papel da igreja como “um lugar sagrado no qual Deus está mais próximo do homem e no qual o homem se aproxima de Deus por meio dos sacramentos. A nova igreja precisa de missionários que levem a palavra de Deus a todas as pessoas de boa vontade, curem as doenças espirituais e promovam a paz entre as gerações”. No final da homilia, o Núncio Apostólico pediu à Mãe de Deus que acompanhasse e explicasse as palavras de Jesus que serão anunciadas na nova igreja às novas gerações bielorrussas.

A data da consagração provavelmente não foi escolhida ao acaso, já que no dia 20 de maio, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Bernardino de Sena, frade menor do século XV. A nova igreja está confiada à família franciscana, Frades Menores Capuchinhos. Sua construção durou oito anos e foi realizada com o esforço dos fiéis locais e de seus párocos.

A consagração da igreja de São Francisco de Assis é “um sinal de que a comunidade católica está viva, que quer crescer e que tem futuro”, disse o pároco Pe. Jan Sadoŭski, capuchinho.

História da Igreja Católica na Bielorrússia

Em Belarus, a Igreja Católica está organizada em uma única província, a província eclesiástica de Minsk-Mohilev, sujeita diretamente à jurisdição universal do Papa. Minoria em um país majoritariamente ortodoxo, a Igreja reúne quase um milhão de fiéis, ou 14% da população, de acordo com o Anuário Estatístico da Igreja. Estes católicos são muitas vezes de origem polaca.

No atual território bielorrusso, o cristianismo foi introduzido no século X após o batismo da princesa Olga. Após o cisma de 1054, o país se tornou predominantemente ortodoxo.

Em 1596, alguns bispos ucranianos e russos ocidentais reafirmaram sua união com Roma. No final do século XVIII, os membros desta união representavam a maioria da população bielorrussa.

Perseguição religiosa

Em 1795, este país foi anexado à Rússia, marcando o início da perseguição contra os católicos. Entre 1830 e 1870, quase todos os conventos e centros educacionais católicos foram fechados. Desde o início do século XX, os ortodoxos voltaram a ser maioria.

A formação da República Soviética da Bielorrússia no pós-guerra e sua anexação à União Soviética levaram a um aumento na perseguição contra os católicos. Quase todas as igrejas foram fechadas, muitos membros do clero católico foram mortos ou presos. Essa perseguição atingiu seu auge na década de 1930, sob o regime stalinista.

Após a queda da URSS, a Igreja bielorrussa gradualmente ressuscitou das cinzas. As relações entre a Santa Sé e Belarus foram restabelecidas em 1992.

Com informações Vatican news

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas