Gaudium news > Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, é inocentado de acusações de assédio

Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, é inocentado de acusações de assédio

Após uma longa investigação, o órgão máximo da Igreja Católica para julgamentos de denúncias contra o clero não encontrou “qualquer indício de culpabilidade”.

Dom Alberto Taveira Arcebispo de Belem e inocentado de acusacoes de assedio

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Belém.

Pará – Belém (01/12/2022 12:43, Gaudium Press) O Dicastério para a Doutrina da Fé decidiu encerrar de forma definitiva o processo que investigava acusações de abuso e assédio sexual feitas contra o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. As denúncias haviam sido feitas por quatro ex-seminaristas e ganharam repercussão nacional.

Não foi encontrado qualquer indício de culpabilidade

Após uma longa investigação, o órgão máximo da Igreja Católica para julgamentos de denúncias contra o clero não encontrou “qualquer indício de culpabilidade”, chegando à conclusão de que o prelado é inocente.

Em dezembro de 2020, foram abertos dois processos de forma paralela e independente, no Ministério Público do Estado do Pará e na Santa Sé. O primeiro foi encerrado em 2021, e o segundo, constituído pela Santa Sé, se encerrou no dia 28 de outubro deste ano, porém, só no dia 26 de novembro o Arcebispo recebeu o documento declarando sua inocência.

Profunda oração e perseverante confiança na Providência Divina e na justiça de Deus

Em pronunciamento oficial, Dom Taveira ressaltou que “estes últimos dois anos foram de muito sofrimento, profunda oração e perseverante confiança na Providência Divina e na justiça de Deus, como foi demonstrado na análise, conclusão e declaração da minha inocência ante as calúnias levantadas contra a minha honra”.

O Arcebispo de Belém aproveitou para agradecer aos que, durante este período, “estiveram rezando e acreditando fielmente na verdade inspirada por Deus. Foram milhares de mensagens que recebi de tantos lugares do Brasil e do mundo de carinho e muitas orações. Rezem comigo em Ação de Graças por este momento que Deus preparou de forma especial para nós”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas