Gaudium news > Sacerdote é preso por agresão sexual contra menor na França

Sacerdote é preso por agresão sexual contra menor na França

Um sacerdote francês está em detenção provisória acusado de agressão sexual agravada contra um adolescente de 15 anos de idade

Prisao prisioneiro

Redação (11/11/2022 10:20, Gaudium Press) Após um ano do relatório sobre os abusos sexuais da Igreja na França… Após as revelações dos abusos cometidos pelo Bispo Michel Santier e escondidos pelo Vaticano… Após a revelação do abuso cometido pelo Cardeal Ricard… A Igreja na França continua a enfrentar a revelação de novos escândalos por parte de seus membros.

Sacerdote acusado de violação agravaça contra menor

Desta vez, um sacerdote de 52 está sendo indiciado pela justiça francesa por violação agravada contra menor, corrupção de menor com uso de estupefiantes, exposição de outrem ao perigo, uso ilegal de drogas. O crime aconteceu na noite do dia 3 para 4 de novembro.

O sacerdote Yannick Poligné da diocese de Rennes, no Oeste da França, conheceu o adolescente de 15 anos graças a um aplicativo de encontros para homossexuais.

Os dois se encontraram pessoalmente na capital francesa e o sacerdote teria dopado o jovem, sem seu consentimento. Após isso, os dois subiram para um quarto de hotel. No quarto, antes de terem relação, o sacerdote ofereceu mais drogas para o adolescente que as consumiu.

As drogas provocaram vômitos no adolescente que ligou para suas amigas. Com a geolocalização do celular, os bombeiros puderam localizá-lo e conduzi-lo ao hospital.

Detenção e declaração do sacerdote

Menos de 24 horas depois, o sacerdote foi detido e posto sob custódia policial. O sacerdote reconheceu ter usado drogas e ter tido relação sexual com o adolescente, segundo ele consensual, mas alega que desconhecia a menoridade da vítima.

O sacerdote informou à polícia que ele faz viagens frequentes à Paris para encontrar-se com outros homens.

Segundo a agência RTL, o sacerdote é soropositivo, porém explicou para as autoridades que ele segue um tratamento que reduz o risco de transmissão do HIV.

A vítima diz que não se lembra de tudo o que aconteceu naquela noite, mas se recorda de ter sofrido violência durante o ato sexual.

Declaração do Arcebispo e choque dos paroquianos

O Arcebispo da diocese de Rennes, Dom Pierre d’Ornellas, anunciou na última quinta-feira, 10 novembro, que avisou o Vaticano a fim de que todas as medidas canônicas sejam tomadas com diligência.

Em sua declaração, Dom d’Ornellas explica que tomou conhecimento dos fatos “com tristeza e dor”. Além disso, afirmou sua determinação em agir: “Imagino quantos homens e mulheres podem estar escandalizados com essa notícia. Compreendo isso e asseguro a todos a minha determinação em agir.”

Os fiéis da paróquia de São Luís Maria, em Montfort-sur-Meu, paróquia do padre Yannick Poligné, estão escandalizados com a notícia. O sacerdote era bem conhecido de todos. Uma paroquiana confidenciou: “ao menos, achávamos que o conhecíamos”.

Dom Pierre d’Ornellas afirmou que vai contribuir com a justiça civil para qualquer investigação suplementar e estará com os paroquianos do padre Poligné neste final de semana. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas