Gaudium news > Papa convidou religiosos a não desanimar com a ausência de vocações

Papa convidou religiosos a não desanimar com a ausência de vocações

Francisco ressaltou que a abordagem da vida religiosa deve ser feita através do carisma dos fundadores e da Palavra de Deus.

religiosos

Redação (09/11/2022 12:29, Gaudium Press) O site Vatican News relata as palavras dirigidas por Francisco ao Instituto Claretianum de Teologia da Vida Consagrada, por ocasião do 50º aniversário de sua fundação. O Papa reconheceu a contribuição dos missionários claretianos às famílias religiosas, através do acompanhamento espiritual.

Depois de elogiar a contribuição claretiana para a história da Igreja, Francisco disse que a vida consagrada não pode “desanimar pela falta de vocações ou pelo envelhecimento. Aqueles que se deixam ser tomados pelo pessimismo colocam a fé de lado, porque “é o Senhor da história que nos sustenta e nos convida à fidelidade e à fecundidade”.

O Pontífice convidou a aprofundar o carisma dos fundadores e a concepção da vida religiosa através da Palavra de Deus: “Quanto mais nos aproximamos da vida religiosa através da Palavra de Deus e da história e criatividade dos Fundadores, tanto mais somos capazes de viver o futuro com esperança. A vida religiosa só pode ser compreendida pelo que o Espírito faz em cada uma das pessoas chamadas. Há aquelas que se concentram demais no exterior (as estruturas, as atividades…) e perdem de vista a superabundância de graça que existe nas pessoas e nas comunidades”.

Francisco também convidou a cuidar da vida comunitária, a viver a interculturalidade como caminho de fraternidade e missão, e a promover o encontro entre as gerações na vida consagrada, na Igreja e na sociedade.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas