Gaudium news > “Zaqueu buscou o olhar de Jesus e recobrou sua dignidade”, afirmou o Papa

“Zaqueu buscou o olhar de Jesus e recobrou sua dignidade”, afirmou o Papa

“A humanidade com suas misérias procura a redenção, mas antes de tudo Deus com sua misericórdia procura a sua criatura para salvá-la”, assegurou o Pontífice.

Zaqueu buscou o olhar de Jesus e recobrou sua dignidade afirmou o Papa 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (31/10/2022 17:03, Gaudium Press) Durante a recitação do Angelus do último domingo, 30, o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia, que tratava sobre a figura de Zaqueu e o seu encontro com Jesus.

Diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Pontífice ressaltou que Zaqueu era chefe dos publicanos, que eram odiados por todos por serem aqueles que cobravam impostos em nome dos dominadores romanos, e se aproveitavam de sua posição.

Necessidade de procurar o olhar de Cristo

Por ter baixa estatura, movido por sua Fé, para ver Jesus ele precisou subir em uma árvore, um sicômoro. Segundo Francisco, quando o Evangelho diz que ‘ele era pequeno em estatura’, se faz alusão à sua baixeza interior, à sua vida medíocre e desonesta, com o olhar sempre dirigido para baixo.

“Zaqueu, em sua baixeza, sente a necessidade de procurar outro olhar, o de Cristo. Ele ainda não o conhece, mas está esperando que alguém o liberte de sua condição, que o tire da lama em que se encontra. Isto é fundamental: Zaqueu nos ensina que, na vida, nunca tudo está perdido. Podemos sempre abrir espaço para o desejo de recomeçar, de partir novamente, de se converter”, ressaltou o Santo Padre.

Zaqueu buscou o olhar de Jesus e recobrou sua dignidade afirmou o Papa 2

Foto: Vatican Media.

Um resumo da história da salvação

O olhar de Jesus foi decisivo, pois quando Ele chega a Jericó, passa precisamente ao lado da árvore onde está Zaqueu. Então olha para cima e diz: ‘Zaqueu, desce depressa, hoje devo ficar na tua casa’. O Pontífice considera essa imagem muito bonita, pois Jesus olha Zaqueu debaixo e este é um resumo da história da salvação.

“Deus não nos olhou do alto para nos humilhar e julgar; pelo contrário, Ele se abaixou ao ponto de lavar nossos pés, olhando para baixo e restituindo-nos dignidade. O encontro de olhares entre Zaqueu e Jesus parece resumir toda a história da salvação: a humanidade com suas misérias procura a redenção, mas antes de tudo Deus com sua misericórdia procura a sua criatura para salvá-la”, ressaltou.

Jesus sempre nos olha com amor

Em seguida, Francisco convidou os fiéis para que se recordem que “o olhar de Deus nunca se detém em nosso passado cheio de erros, mas olha com infinita confiança para o que podemos nos tornar”.

“E se às vezes nos sentimos pessoas de baixa estatura, não à altura dos desafios da vida, muito menos do Evangelho, atolados em problemas e pecados, Jesus sempre nos olha com amor: como com Zaqueu, ele vem ao nosso encontro, nos chama pelo nome e, se o acolhemos, ele vem à nossa casa”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas