Gaudium news > Camilianos celebram 100 anos de missão no Brasil

Camilianos celebram 100 anos de missão no Brasil

No dia 15 de setembro de 1922, sacerdotes camilianos foram enviados de Roma ao Brasil com a missão de divulgar o carisma camiliano e fundar uma colônia dos filhos de São Camilo.

Camilianos celebram 100 anos de missao no Brasil

Foto: Divulgação/Província Camiliana Brasileira.

Redação (16/09/2022 15:49, Gaudium Press) A Ordem Camiliana está celebrando um Ano Jubilar no qual celebra os cem anos de missão no Brasil. Como forma de comemorar essa efeméride, na última quinta-feira, 15, os religiosos foram em romaria até o Santuário Nacional de Aparecida para agradecer à Padroeira do Brasil pela presença centenário da Ordem no país.

O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, presidiu uma Santa Missa no Altar Central do Santuário que foi concelebrada pelo Padre Pedro Tramontin, superior geral dos Padres Camilianos, além de outros sacerdotes da congregação religiosa.

A importante missão dos Camilianos no Brasil

Em sua homilia, Dom Orlando Brandes destacou a importante missão dos Camilianos no Brasil e sua relação com o atual Pontífice. “Nosso Papa Francisco fala tanto em curar feridas e assim vocês Camilianos estão bem dentro deste pontificado, ajudando a curar tantas feridas da humanidade. Por isso, vocês merecem sim o grande elogio como os ministros dos enfermos e as irmãs ministras dos enfermos”, afirmou.

“Vocês merecem esse nome de serem servidores dos doentes, uma maneira de servir os mais frágeis. Certamente vocês estão muito felizes e agradecidos por essa celebração de 100 anos tão significativos. Termino louvando a Deus pelo quarto voto que vocês fazem: ‘o serviço aos enfermos’. Repito: ‘serviço à vida, serviço à saúde'”, concluiu.

Camilianos celebram 100 anos de missao no Brasil 1

Foto: Lais Silva/Portal A12.

Chegada dos Camilianos no Brasil

A fundação camiliana no Brasil teve início quando o Padre Teófilo Sanson, da Arquidiocese de Mariana (MG), adoeceu e foi assistido pelos Camilianos no Hospital Civil de Pádua, na Itália.

Impressionado com a assistência recebida, o sacerdote brasileiro conversou com o então Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, que acabou enviando um pedido aos camilianos para virem ao Brasil.

No dia 15 de setembro de 1922, os padres camilianos Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma foram enviados de Roma ao Brasil com a missão de divulgar o carisma camiliano e fundar uma colônia dos filhos de São Camilo no país sul-americano.

Desde então, a Ordem dos Camilianos segue seu carisma e espiritualidade, baseados no serviço, no amor evangélico e na competência profissional, direcionados aos enfermos e aos mais necessitados, tendo Jesus como exemplo de cuidado aos doentes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas