Gaudium news > História, Oração e Frases de São José Moscati

História, Oração e Frases de São José Moscati

A Liturgia Católica celebra no dia de hoje, 12 de abril, a memória de São José Moscati, o médico dos pobres.

Historia Oracao e Frases de Sao Jose Moscati

Redação (12/04/2023 10:18, Gaudium Press) José Moscati nasceu na cidade de Benevento, Itália, no dia 25 de julho de 1880. Aos quatro anos mudou-se com seus pais para Nápoles, ali, aos oito anos fez sua primeira comunhão. Aos 17 fez um voto de castidade perpétua.

Seu irmão Alberto sofria de epilepsia, por conta disso José passava várias horas cuidando dele. Foi então que resolveu cursar medicina. Em 1903 se tornou doutor em medicina, desde então, vivia entre o hospital e a Igreja.

No dia 12 de abril de 1927, após ter participado da Santa Missa e recebido Cristo Eucarístico, foi para o hospital. Na parte da tarde, enquanto atendia os pacientes, sentiu-se mal e pouco depois morreu.

O Papa Paulo VI beatificou José Moscati no dia 16 de novembro de 1975. Já no dia 25 de outubro de 1987, o Papa São João Paulo II canonizou o médico, estabelecendo sua festa litúrgica para o dia 12 de abril. Seus restos mortais repousam na igreja do Menino Jesus, em Nápoles, Itália.

Frases de São José Moscati

01 – “Ama a verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício”.

02 – “Exercitemo-nos cotidianamente na caridade. Deus é Amor. Quem está no amor está em Deus e Deus está com ele. Não esqueçamos de fazer a cada dia e em cada momento oferecimentos de nossas ações a Deus cumprindo tudo por amor”.

03 – “Na realidade, a vida não é tão injusta. Em cada prova que Deus nos coloca há uma oportunidade”.

04 – “Por que rejeitar o sofrimento? O Senhor sofreu sem medida por mim. Me dói o pensamento de que tantos homens desprezam o amor divino. Com gosto ofereço algo para conduzi-los aos pés de seu Salvador”.

05 – “Amamos a Deus sem medida, quer dizer, sem medida na dor e sem medida no amor… Coloquemos todo nosso afeto, não somente nas coisas que Deus quer, mas na vontade do mesmo Deus que as determina”.

06 – “Meu amado Jesus! Teu amor me faz sublime; me santifica, não gira em torno de apenas uma criatura, mas de todas as criaturas, a beleza infinita de todos os seres criados à tua imagem e semelhança”.

07 – “A vida é um momento. A honra, as vitórias, a riqueza e a ciência acabam. Os encantos da vida passam e somente o amor eterno permanece, a causa de todo ato de bondade. O amor sobrevive, porque Deus é amor”.

08 – “Se cultivas no coração rancores, acabarás descuidando da tua missão e também descuidando das pessoas”.

09 – “Terás que estudar um livro não impresso. Suas capas são as camas de um hospital e seu conteúdo os corpos doloridos de nossos pacientes. Tens que acompanhar aos teus estudos com compaixão pelos enfermos e um grande sorriso”.

10 – “A amizade não surge sempre das semelhanças; mas também da diversidade, do contraste, da contraposição entre sensibilidades e vocações diferentes”.

Oração de São José Moscati

Oh São José Moscati, médico e insigne cientista, que no exercício da profissão curavas o corpo e o espírito de teus pacientes, olhai também para nós que agora recorremos com Fé à tua intercessão.

Dai-nos saúde física e espiritual, intercedendo por nós junto ao Senhor. Alivia as penas dos sofredores, conforta os doentes, consola os aflitos, dá esperança aos desesperançados. Que os jovens encontrem em ti um modelo, os trabalhadores um exemplo, os idosos um conforto, os moribundos a esperança do prêmio eterno.

Sê para todos nós um guia seguro de laboriosidade, honestidade e caridade, a fim de que cumpramos de forma cristã os nossos deveres, dando glória a Deus, nosso Pai. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas