Gaudium news > Imagens Sacras furtadas há 47 anos são recuperadas por Diocese no Rio de Janeiro

Imagens Sacras furtadas há 47 anos são recuperadas por Diocese no Rio de Janeiro

Essas imagens sacras, executadas na primeira metade do Século XVIII, possuem características do barroco joanino, em madeira policromada e douramento.

Imagens Sacras furtadas ha 47 anos sao recuperadas por Diocese no Rio de Janeiro 1

Rio de Janeiro – Duque de Caxias (22/09/2021 15:34, Gaudium Press) No ano de 1974 as imagens sacras do Rei Davi e de sua amada Betsabéia, mãe do Rei Salomão, foram furtadas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. As imagens, que ficaram desaparecidas por quase meio século, foram localizadas em acervos de colecionadores.

Rastreamento e localização das imagens sacras furtadas

O trabalho de rastreamento e localização das imagens sacras furtadas fazem parte de um esforço da Diocese de Duque de Caxias, em parceria com o Ministério Público, a Polícia Federal e o Poder Judiciário.

A imagem da rainha consorte de Israel – Betsabá – esposa do rei Davi e mãe do rei Salomão foi a primeira a ser recuperada. Após buscas em leilões de arte, livros de arte e catálogos, a imagem do rei Davi foi localizada em uma coleção particular no Estado de São Paulo.

Imagens Sacras furtadas ha 47 anos sao recuperadas por Diocese no Rio de Janeiro 2

Imagens recuperadas faziam parte do altar-mor da igreja

Essas imagens sacras, executadas na primeira metade do Século XVIII, possuem características do barroco joanino, em madeira policromada e douramento. Com cerca de 1,20m de altura, essas imagens formam um conjunto escultórico pertencente ao altar-mor da igreja histórica localizada no bairro Pilar em Duque de Caxias (RJ).

De acordo com Elaine Gusmão, especialista em História da Arte e membro da Comissão para os Bens Culturais e Patrimônio Histórico da Diocese de Duque de Caxias, essas imagens foram confeccionadas em ‘escorzo’, que é a alteração intencional das proporções anatômicas, técnica utilizada pelos artistas para corrigir a perspectiva, uma vez que seriam vistas de longe e de baixo para cima. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas