Gaudium news > Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura duas exposições de presépios

Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugura duas exposições de presépios

As exposições ‘Gesù è nato a Napoli’ e ‘Presépios no Metrô’ permanecerão abertas ao público até o dia 6 de janeiro de 2021.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo inaugura duas exposicoes de presepios

São Paulo (11/12/2020 12:20, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP) abriu uma exposição de presépios intitulada ‘Gesù è nato a Napoli’. O objetivo da mostra, que permanecerá aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2021, é transportar os visitantes para o velho continente, mais precisamente para a Itália.

Os anjos são os grandes anfitriões

Os visitantes são recepcionados por anjos heráldicos, “os grandes anfitriões do caminho. Eles estão presentes, pontuando o percurso revestido de transparências e sobreposições em verde”, explica o curador da exposição Marcelo Sampaio Ramos.

O caminho a ser percorrido é indicado e resguardado pelos anjos, que guiam o visitante até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi.

Chegando na sala principal, onde se encontra o presépio napolitano de 129 peças de Omar Moreschi, uma ária da ópera ‘La Cantata dei Pastore’ dá as boas vindas aos visitantes. Esta obra musical conta a lenda de um menino pastor que sonhou com o nascimento de Jesus em Nápoles.

presepio napolitano

O presépio napolitano

“O presépio no mundo assume muitas formas de expressão, mas a forma napolitana, que teve início no século XVIII, na minha opinião, continua a ser a maior invenção que transformou a representação presepista, tornando-se única no seu gênero”, comentou o escultor e artista presepista napolitano Ulderico Pinfildi.

Segundo Pinfildi, “a unicidade do presépio napolitano não se baseia somente na técnica de realização, mas principalmente na sua ambientação. De fato, para os napolitanos, Jesus nasce em Nápoles, em terra Campana, entre os povos do reino. Nasce nas ruas de Nápoles, que de repente se torna o grande cenário do evento”.

Exposição de presépios no metrô

O Museu de Arte Sacra de São Paulo também inaugurou uma mostra de presépios na Estação Tiradentes do Metrô, linha azul. A exposição “Presépios no Metrô”, convida os usuários do transporte coletivo a fazer uma pausa para admirar a beleza de 18 presépios expostos.

As obras artísticas que constituem a mostra retratam o nascimento de Jesus em diversos locais, desde Salvador, na Bahia, até o berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

Dentre os materiais utilizados na confecção dos presépios estão desde uma embalagem de chocolate que dá brilho à catedral polonesa até materiais orgânicos como palha de milho, cabaça e barro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas