Gaudium news > O que é a coleta do Óbolo de São Pedro?

O que é a coleta do Óbolo de São Pedro?

O óbolo de São Pedro é uma arrecadação de donativos na qual os fiéis oferecem uma ajuda econômica diretamente ao Papa, para a manutenção da Igreja e auxílio aos mais necessitados.

ObulodeSaoPedro

Foto: Divulgação.

Coleta do Óbolo de São Pedro é adiada para o dia 4 de outubro

Cidade do Vaticano (30/06/2023 15:29, Gaudium Press) Todos os anos, por ocasião da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, celebrada no dia 29 de junho, a Igreja realiza em todo o mundo a tradicional coleta do Óbolo de São Pedro. Neste ano de 2023 as doações para o Óbolo de São Pedro serão coletadas no domingo, 2 de julho.

O que é o Óbolo de São Pedro?

O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados.

A origem do Óbolo de São Pedro

A origem dessa prática remonta o final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram de maneira estável fazer uma contribuição anual ao Santo Padre”.

moeda do tempo de jesus

Na época, esta coleta foi chamada ‘Denarius Sancti Petri’ (Esmola a São Pedro) e se difundiu pelos outros países da Europa. No dia 05 de agosto de 1871, o Papa Pio IX reconheceu oficialmente e regularizou a prática através da encíclica ‘Saepe Venerabilis’.

Óbolo de São Pedro na internet

A Santa Sé possui uma página oficial do Óbolo de São Pedro na internet para os fiéis que desejam colaborar com as obras de caridade da Igreja. No site, disponível em italiano, inglês e espanhol, é possível acessar também mensagens do Papa e fazer doações.

Além disso, é possível acompanhar a iniciativa através das redes sociais: Twitter e Instagram. No Twitter as contas estão em três idiomas: @obolus_it (em italiano), @obolus_es (em espanhol) e @obolus_en (em inglês). No Instagram há apenas uma conta: obolus_va. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas