Gaudium news > “Prestai atenção ao vosso modo de viver!”

“Prestai atenção ao vosso modo de viver!”

Redação (Quinta-feira, 02-02-2017, Gaudium Press) A diferença entre profetas maiores e menores não se deve tanto à extensão de seus escritos, mas à importância de suas vocações e missões. O Livro de Zacarias, profeta menor, possui 14 capítulos, o mesmo número de que é composto o de Daniel, profeta maior.

Prestai atenção ao vosso modo de viver!.jpg

Recordaremos, além de Zacarias, outros dois profetas menores: Abdias e Ageu.

O dia de Deus está perto

Abdias – palavra que significa “servidor de Deus”- exerceu seu ministério profético em fins do século VI a. C. Seu Livro é o menor de todos do Antigo Testamento, pois se compõe de apenas 21 versículos.

Ele fala contra os idumeus, descendentes de Esaú, que se tinham aliado covardemente a seus inimigos para pilhar Jerusalém, quando esta foi invadida pelos filisteus e árabes. “A linguagem do profeta ecoa como se saísse das fendas de um rochedo.”

Eis um exemplo: “O dia do Senhor está chegando para todas as nações! […] Os atos que praticaste cairão sobre tua cabeça! ” (Ab 15). “A ruína dos idumeus representa para [Abdias] a de todos os inimigos da verdadeira Religião. ”
A memória de Santo Abdias é celebrada em 19 de novembro.

Em 538 a. C, Ciro fez um decreto permitindo que os judeus regressassem à Palestina. Muitos deles voltaram, chefiados por Zorobabel – nomeado Governador da Judeia – e pelo Sumo Sacerdote Josué. Apesar do zelo desses dois personagens, os hebreus não tiveram fortaleza para vencer as dificuldades e se preocupavam mais com seu conforto pessoal do que com a glória de Deus.

Então, o Altíssimo suscitou profetas que increparam esse egoísmo e animaram o povo a reconstruir o Templo.

O novo Templo terá maior esplendor

Um desses profetas foi Ageu, nascido provavelmente em Babilônia.

Censurando a moleza dos judeus que se radicaram em Jerusalém e em outras localidades de Judá, diz ele duas vezes: “Prestai atenção ao vosso modo de viver!” (Ag 1, 5 e 7). É importante conhecer a Doutrina Católica. Mas isso não basta; devemos amá-la e vivê-la. Ela precisa impregnar toda nossa existência, ou seja, os modos de ser: olhar, falar, caminhar, sentar, gesticular, comer etc. É o que se deduz dessa advertência feita pelo Profeta Ageu.

A repreensão de Ageu produziu frutos, e os trabalhos da reconstrução do Templo foram iniciados. Então, o Profeta afirmou:
“O esplendor desta Casa será maior que o da antiga” (Ag 2, 9). Isso aconteceu quando Nossa Senhora e também São José penetraram no Templo; e, sobretudo, com a presença adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Alguém poderia apresentar a seguinte dificuldade: Mas a Santíssima Virgem, seu virginal esposo e o Redentor entraram no terceiro Templo, o construído por Herodes…

Responde o Padre Fillion: Herodes não abateu senão em parte o Templo de Zorobabel. Entretanto, é mais provável que o Profeta Ageu falava simplesmente do Templo de Jerusalém, sem distinguir o segundo do terceiro. “O contraste, pois, não é entre os dois edifícios, mas as duas glórias e, por conseguinte, entre as duas épocas.”

A respeito da obra de Herodes (40-4 d. C), afirma Monsenhor Cauly que ele empreendeu uma “restauração magnífica do Templo de Jerusalém”, mas limitou-se a aumentar o edifício, “conservando as partes que tinham sido construídas na época do retorno do cativeiro”.

Ageu é santo e sua memória é celebrada em 16 de dezembro.

Previsões a respeito de Nosso Senhor

Zacarias pertencia à tribo de Levi e “consagrou energicamente sua influência de sacerdote e de profeta para reerguer a teocracia de suas ruínas”. Esdras (6, 14) elogia o zelo que ele demonstrou – juntamente com Ageu – para a reconstrução do Templo.

O Profeta teve oito visões. Numa delas, ele contempla um Anjo que ordenou fossem retiradas as vestes sujas do Sumo Sacerdote Josué, e trocadas por outras limpas, de gala (cf. Zc 3, 4-5). Tudo isso tem seu significado. “O sacerdócio tinha contribuído muito para a perda de Judá. Agora [Zacarias] nos mostra o pontífice com ornamentos puros, sinal da pureza do próprio sacerdócio. “
Entre outras profecias, ele prevê que Nosso Senhor Jesus Cristo:

– Entraria triunfalmente em Jerusalém, “montado num […] burrico, filhote de jumenta” (Zc 9, 9).

– Seria traído por um dos seus e vendido pelo preço de trinta moedas de prata (cf. Zc 11, 12); transpassado por uma lança (cf. Zc 12, 10).

Entre as vigorosas increpações contra os escribas e fariseus – referidas por São Mateus, capítulo 23: os sete “ais” -, Nosso Senhor menciona Zacarias, “que assassinastes entre o Santuário e o altar” (Mt 23, 35).

Entretanto, não se trata do profeta menor homônimo. Citando Santo Epifânio, o Padre Darras afirma que as palavras do Redentor se aplicam ao Sumo Sacerdote Zacarias, assassinado no interior do Templo, por ordem do Rei Joás, no século IX a. C.

O Martirológico refere que a memória de São Zacarias é celebrada em 6 de setembro.

Por Paulo Francisco Martos
(in “Noções de História Sagrada” – 100)

………………………………………………………………………
1 – Cf. FILLION, Louis-Claude. La Sainte Bible commentée- Le livre d’Abdias. 3. ed. Paris: Letouzey et aîné.1923, p. 443-444.
2 – Idem, ibidem, p. 444.
3 – Idem, ibidem, p. 445.
4 – Cf. FILLION, Louis-Claude. La Sainte Bible commentée- Le Livre d’Aggée. 3. ed. Paris: Letouzey et aîné.1923, p. 550.
5 – CAULY, Eugène Ernest. Cours d’instruction religieuse – Histoire de la Religion et de l’Église.4. ed. Paris: Poussielgue. 1894, p. 162.
6 – FILLION. La Sainte Bible commentée- Le Livre de Zacharie. 3. ed. Paris: Letouzey et aîné.1923, p. 554.
7 – FUSTER, Eloíno Nácar e COLUNGA, Alberto OP. Sagrada Biblia – versión directa de las lenguas originales. 11.ed. Madrid: BAC. 1961, p.978.
8 – DARRAS, Joseph Epiphane. Histoire Génerale de l’Église depuis la Création jusqu’à nos jours. Paris : Louis Vivès. 1863. v. III, p. 486.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas