Gaudium news > Cristina Kirchner almoça com o Papa Francisco

Cristina Kirchner almoça com o Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-03-2013, Gaudium Press) Cristina Fernández de Kirchner, presidente da Argentina, foi a primeira Chefe de Estado a reunir-se com o novo Pontífice. O Papa Francisco recebeu sua compatriota e almoçou com ela nesta segunda-feira na Casa Santa Marta, no Vaticano.

Segundo informa o Vaticano, a conversa havida entre eles, antes da refeição, teve a duração de 15 minutos e o conteúdo não será divulgado pela Santa Sé. Recorda-se que, enquanto arcebispo de Buenos Aires, o Papa teve uma relação turbulenta com a Presidente.

“Trata-se de um gesto de cortesia, de atenção para a Argentina e sua presidente”, declarou o porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, que classificou o fato de o Papa receber a mandatária como um “gesto de cortesia e afeto”.

Cristina deixou de presente para Papa Francisco um utensílio muito usado na Argentina para se beber o mate. O Pontífice retribuiu com uma escultura representando a Basílica de São Pedro.

A mandatária deverá também ir à primeira missa do pontificado, que será realizada nesta terça-feira, 19, no Altar da Confissão, no interior da Basílica de São Pedro e que contará com a participação de delegações de mais de 150 países. Por esta ocasião o Papa, ao final da missa, deverá receber os representantes de cada país.

Bergoglio e os Kirchner

O então Cardeal Bergoglio e os Kirchner não tiveram sempre as mais amistosas relações, desde ainda o tempo do falecido Presidente Néstor Kirchner, de quem Cristina é viúva.

As aprovações de leis como o aborto e o casamento entre homossexuais foram pontos de discordância.

Néstor quebrou uma tradição nascida em 1810 e não foi à Missa e Te Deum que comemora a 25 de maio a chamada Revolução de Maio, considerada como o primeiro passo para a independência da Nação Argentina. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas