Gaudium news > Na Vigília Pascal, Papa recomenda: Aceita que Jesus ressuscitado entre em tua vida

Na Vigília Pascal, Papa recomenda: Aceita que Jesus ressuscitado entre em tua vida

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-04-2013, Gaudium Press) – O Papa Francisco celebrou a Vigília Pascoal na Basílica Vaticana, cerimônia central do Tríduo Santo que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. A cerimônia inclui a Benção do Fogo, a preparação e acendimento do CÍrio Pascal e a distribuição do fogo por toda a Basílica, simbolizando que a Ressurreição de Cristo, que é a Luz, a partir d’Ele se difunde para sua Igreja.

vigilia_pascoal.jpg
Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

Após os atos iniciais se sucede a liturgia da Palavra, com as clássicas leituras que relatam a história da Salvação.

Homilía do Papa

A homilia do Pontífice -comentando o Evangelho- girou sobre os quatro eixos: amor, novidade, a acolhida de Cristo e a memória.

As santas mulheres vão ungir o Corpo de Jesus. Apesar da tristeza que embarga a voz delas, nelas “permanecia o amor, e é o amor a Jesus o que as impulsiona a ir ao sepulcro. Porém, neste ponto sucede algo totalmente inesperado”: a pedra da tumba foi retirada.

Essa é a novidade, algo que nos ocorre às vezes a todos, algo que “não entendemos, não sabemos como enfrentá-lo”. Antes destas realidades o Papa convoca: “Irmão e Irmãs, não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer a nossas vidas. Por acaso estamos com frequência cansados, decepcionados, tristes; sentimos o peso de nossos pecados, pensamos que não o podemos conseguir? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, nunca nos resignemos: não existe situações que Deus não possa mudar, não existe pecdado que não possa ser perdoados se nos abrimos a ele”.

O encontro do sepulcro aberto, representa um acontecimento para as Santas Mulheres que muda radicalmente suas vidas. Este fato é símbolo do que deve ocorrer com as existências de todos, ao depararmos com Jesu Cristo ressuscitado: “Já nada é como antes, não só na vida daquelas mulheres, mas também em nossa vida e na história da humanidade. Jesus não está morto, ressuscitou, é o ‘Vivente. Não é simplesmente q que havia voltado a vier, mas que é a vida mesma, porque é o Filho de Deus, que é e que vive. Jesus não é do passado, mas vive no presente e está projetado para o futuro, é o “hoje” eterno de Deus. Assim a novidade de Deus se apresenta ante os olhos das mulheres, dos discípulos, de todos nós: a vitória sobre o pecado, sobre o mal, sobre a morte, sobre o que oprime a vida, e lhe dá um rosto humano. E esta é a mensagem para mim, para ti, querido irmão, querida irmã. Quantas vezes temosnecessidade de que o Amor nos diga: Por que buscais entre os mortos oque está vivo? Os problemas, as preocupações da vida cotidiana tendem a que nos fechemos em nós mesmos, na tristeza, na amargura…, e é ai onde está a morte, Não procuremos ai aquele que vive”.

“Aceita então que Jesus Ressuscitado entre em tua vida -continuou o Papa- acolhe-o como amigo, com confiança: Ele é a vida! Se até agora tens estado longe d’Ele, dá um pequeno passo: te acolherá com os braços abertos. Se sois indiferente, aceita arriscar: não ficarás decepcionado. Se te parece difícil segui-lo, não tenhas medo, confia n’Ele, tenha a segurança de que Ele está p´róximo de te, está contigo, e te dará la paz que procuras e a força para viver como Ele quer.

O Pontífice concluiu sua homilia pedindo a intercessão da Virgem para fazermos partícipes da ressurreição de Jesus Cristo.

Após a homilia foi realizada a bênção da água batismal, a renovação das promessas do batismo e o batismo dos catecúmenos e confirma algumas pessoas invocando sobre elas a “força do Espírito Santo”.

Gaudium Press / SC / JS

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas